Estes são os gestos multitoque que o Windows 10 vai lançar nos nossos trackpads
Historicamente, uma das maiores falhas dos laptops Windows tem sido o baixo desempenho de seus trackpadsPor alguma razão, a maioria dos PCs não conseguiu acompanhar seus rivais quando se trata de gestos multitoque.
Felizmente, isso está para mudar muito em breve, já que a chegada do Windows 10 promete uma verdadeira revolução em nossos trackpads ao permitir que use muito mais gestos do que 3 ou mais 4 dedos para executar ações frequentes no sistema.Vários desses gestos já foram anunciados no final do ano passado, mas agora, graças a uma apresentação no WinHEC, finalmente temos uma lista completa deles.
Podemos simular um clique direito tocando com 2 dedos ao mesmo tempo. Com 3 dedos podemos invocar a Cortana, e com 4 abrirá o Action Center, ou centro de notificações.
Será possível invocar a visualização de vários desktops (ou Visualização de Tarefas) deslizando 3 dedos para cima e, uma vez lá, podemos mover entre os aplicativos deslizando 1 dedo em qualquer direção.
Você também pode deslizar de um aplicativo para outro deslizando 3 dedos para a direita ou para a esquerda E se ao fazer isso mantivermos os 3 dedos pressionados, será exibido o trocador de janelas ALT + TAB, de onde podemos escolher um aplicativo deslizando os 3 dedos em qualquer direção.
Finalmente, podemos deslizar 3 dedos para baixo para minimizar todas as janelas ao mesmo tempo e, assim, limpar a área de trabalho. E se nos arrependermos, teremos apenas que deslizar os 3 dedos para cima para que os vidros voltem à sua posição original.
É provável que junto com o Windows 10 mais laptops com suporte para gestos avançados cheguem ao mercadoOs novos gestos avançados estarão disponíveis apenas em laptops com tecnologia Precision Touchpad, que foi lançada no final de 2013 junto com o Windows 8.1 e está disponível hoje em vários laptops de gama média e alta.
Microsoft está tentando convencer mais fabricantes a adotar esses tipos de trackpads (na verdade, esse foi o tema de sua apresentação no WinHEC ), então é provável que com o lançamento do Windows 10 veremos muito mais laptops com suporte para esta tecnologia.
Via | The Verge > Canal 9