O SDK do Windows 10 nos dá mais pistas sobre como serão os novos aplicativos universais
Índice:
Já se sabe que os aplicativos universais do Windows 10 são a grande aposta da Microsoft para aumentar o interesse dos desenvolvedores em suas plataformas, e assim resolver o problema de f alta de aplicativos e pouco suporte para eles que os usuários sofrem atualmente.
Ao longo de várias conferências e anúncios, a Microsoft foi revelando cada vez mais detalhes sobre a referida plataforma universal de aplicativos, e ontem deu mais um passo nessa direção, lançando a primeira prévia do ferramentas de desenvolvedor para Windows 10 que finalmente permitirão que você crie aplicativos cujo código seja executado em telefones, tablets, PCs e consoles.
Uma das principais vantagens oferecidas por este SDK é a possibilidade de criar uma experiência de usuário única que se adapta automaticamente ao dispositivo em uso, que é justamente uma das grandes promessas da plataforma de apps universais. Esse autoajuste da interface é alcançado principalmente por meio de uma melhor implementação do ViewStateManager , que permite que os elementos na tela se desdobrem e se reorganizem com base no espaço disponível na tela.
Outra maneira de adaptar a experiência a cada dispositivo é detectando automaticamente se o usuário está interagindo por meio de uma tela sensível ao toque ou de um mouse e teclado e adaptando os controles na tela de acordo (por exemplo, aumentando o tamanho dos botões quando você começa a usar uma tela sensível ao toque).
Os aplicativos poderão oferecer uma experiência personalizada para uso com toque e mouse/tecladoOs aplicativos também poderão saber se uma determinada funcionalidade do sistema operacional ou do computador em uso está disponível, ao invés de ter que inferir isso de outros fatores (como tinha que ser feito até agora) . Por exemplo, um aplicativo será capaz de saber se o celular em que está rodando tem um botão físico de câmera, ou não, e assim adaptar sua interface e comportamento de acordo .
Aplicativos com código compartilhado e código específico para cada dispositivo
As edições do Visual Studio para Windows 10 revelam outras inovações que facilitarão o desenvolvimento de aplicativos universais. Por exemplo, permitirão inserir trechos de código específicos para celulares, tablets, PCs ou Xbox, fazendo uso de extensões do SDK principal especialmente desenhadas para cada tipo de dispositivo.
Também é permitido criar projetos individuais>"
Outro recurso útil do Visual Studio é a integração com o recurso Application Insights, que fornece dados de telemetria de aplicativos através da plataforma Azure, para que os desenvolvedores tenham informações relevantes sobre o uso de seus aplicativos.
E junto com todos esses recursos incluídos no SDK, a Microsoft também está lançando documentação relevante e amostras de código no GitHub para tornar mais fácil para os desenvolvedores criarem seus primeiros aplicativos universais. Incluído nesta documentação está uma visão geral da Universal Apps Platform, um guia para aproveitar as novidades do Windows 10 nos aplicativos que já estão disponíveis para o Windows 8.1 e também um guia mais aprofundado sobre o novas possibilidades oferecidas pelo Windows 10 SDK
O Windows 10 SDK Preview está disponível para todos no Windows Insider Program. Uma vez dentro dele, basta baixar e instalar as ferramentas de desenvolvimento para Windows 10 para começar a criar novos aplicativos ou adaptar os existentes.
E vamos lembrar que, como esta é uma prévia, a Microsoft provavelmente adicionará mais recursos a eles nas próximas semanas ferramentas de desenvolvimento .
Via | Blogando Windows