Janelas

O dilema da Microsoft com o Windows 10 gratuito

Índice:

Anonim

Provavelmente a maioria dos usuários que estão testando o Windows 10 ficou sabendo da quase novela que tem ocorrido com o suposto sistema gratuito operacional para o programa participantes Insider Inicialmente, foi publicada uma nota dando a entender que os referidos usuários acessariam a versão final gratuitamente, para sempre, depois editou o anúncio para a confusão, e finalmente esclareceu tudo , afirmando que eles só manteriam sua versão do Windows ativada se permanecessem no programa de testes , concordando assim em instalar compilações instáveis ​​futuras após o lançamento da versão final.

Mas além do que a Microsoft anunciou para este caso específico, há motivos para acreditar que, na prática, não será muito difícil usar o sistema operacional para free , mesmo em casos não cobertos pela promoção de upgrade grátis.

A razão para isso é o que Ed Bott aponta na segunda metade do artigo: a incompatibilidade entre ter um sistema de ativação muito rígido contra piratas e cumprir a meta que eles estabeleceram de que 1 bilhão de dispositivos serão estar executando o Windows 10 dentro de 2 a 3 anos.

É difícil ter um sistema de ativação muito rígido e, ao mesmo tempo, fazer com que centenas de milhões de usuários atualizem para o Windows 10

Por que esses 2 objetivos seriam incompatíveis? Principalmente porque os usuários do Windows, gostemos ou não, tendem a ser mais avessos a mudar, mesmo quando estamos diante de uma nova versão superior em todos os aspectos aos seus antecessores.A Microsoft sabe disso e é por isso que está lançando uma campanha quase sem precedentes para dar um empurrãozinho aos usuários de versões mais antigas e convencê-los a atualizar para o Windows 10 no primeiro ano da promoção.

A campanha promocional do Windows 10 inclui até pop-ups no portal MSN "

O problema é que esta campanha não é suficiente para atingir as centenas de milhões de atualizações que a Microsoft precisa para atingir seu objetivo. O processo de atualização também deve ser fácil, rápido e sem atrito. Se a atualização apresentar muitos obstáculos ou requisitos, muitos usuários podem desistir, optando por permanecer em sua zona de conforto>"

O processo de atualização para o Windows 10 deve ser fácil, rápido e sem complicações.

Aí reside a incompatibilidade de ter um sistema de ativação muito rígido.Ter que procurar por chaves de produto, ou passar por outros sistemas de verificação mais avançados é um atrito e, portanto, a Microsoft tentará evitá-lo. A consequência mais provável disso é um sistema de ativação frouxo, fácil de burlar e pode falhar em impor regras de atualização legítimas e não legítimas que a mesma empresa estabeleceu .

A importância do bilhão de dispositivos Windows 10

Por que é tão importante que o Windows 10 atinja tal número de uso em tão pouco tempo, mesmo ao custo de não penalizar os piratas em todos os casos? Não seria melhor ter menos usuários, mas obter mais deles para pagar pelas licenças correspondentes? Não, porque o que a Microsoft precisa urgentemente é que o Windows ganhe relevância como plataforma universal para desenvolvedores, a fim de entrar definitivamente na onda do mobile e das lojas móveis. aplicativos, mercados que não param de crescer (ao contrário do de licenças e vendas de PCs, que estão estagnados).

"

E mesmo assim, a receita que a Microsoft perderia por não ser tão dura com os hackers (também conhecidos como usuários que não se qualificam para a atualização gratuita) não é muito, pois são os usuários queeles não pagariam pelas licenças de qualquer maneira Redmond continuará recebendo receita de licenças OEM para fabricantes, que não terão queda de preço, e de licenças comerciais, que não estar sujeito à promoção de atualização gratuita, e que também ao usar uma edição diferente do Windows 10 (Enterprise) pode incorporar um sistema de ativação diferente e mais rigoroso"

"Que os piratas venham até mim"

Isso não quer dizer que o Windows 10 será oficialmente gratuito para piratas ou algo do tipo. Essa é uma questão já resolvida, e a posição oficial da Microsoft é clara: não. Estou simplesmente argumentando que eles provavelmente escolherão não tapar todos os buracos que lhes permitem burlar essas regras, pois isso poderia criar atrito no processo legal processo de atualização, algo que Redmond vai querer evitar a todo custo porque interfere com o Windows 10 atingindo uma massa crítica de usuários o mais rápido possível.

O Windows continuará pago por enquanto (e a Microsoft continuará a receber uma grande receita com as vendas de licenças), mas acho que hackeá-lo ser mais fácil do que nunca para os usuários finais. Ou talvez eu esteja errado e a Microsoft tire do chapéu um sistema de ativação que é difícil de quebrar, mas apresenta pouco atrito, mas isso é improvável , e até agora não vimos nada apontando para lá.

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button