Estas são as precauções que você deve tomar antes de aplicar truques avançados no Windows 10
Índice:
- 1) Ative a Restauração do Sistema (e crie um ponto de restauração)
- 2) Crie uma unidade de recuperação do Windows 10
- 3) Salve cópias do registro do Windows antes de fazer alterações
- 4) Criar cópias de backup de nossos arquivos
Com a chegada do Windows 10 tem havido muito interesse por parte dos usuários em aprender truques que lhes permitam obter mais fora do sistema. Aqui mesmo no Xataka Windows já ensinamos várias delas, como liberar 20 GB de arquivos de instalação, alterar a imagem de login ou alterar a cor das janelas.
E embora muitos desses truques sejam relativamente simples, há outros que são mais complexos, pois exigem a modificação de entradas de registro do sistema , ou instalar software de terceiros cuja operação correta não é garantida. E para piorar, as atualizações constantes (e obrigatórias) do Windows 10 fazem com que o próprio sistema operacional mude constantemente, o que significa que alguns truques que funcionam bem com a versão atual do Windows começa a travar ou gerar conflitos depois que uma atualização é instalada.
O bom é que a maioria desses riscos pode ser eliminada tomando algumas precauções, que nos permitirão recuperar rapidamente a normalidade operação do sistema, sem perder nossos arquivos.
1) Ative a Restauração do Sistema (e crie um ponto de restauração)
Se formos modificar o registro do Windows, ou instalar ferramentas não oficiais para customizar o sistema (como apps que alteram a imagem de logon) é totalmente recomendado e eu diria que é até essencial tenha a Restauração do sistema ativada.
Como criar manualmente um ponto de restauração
Também é recomendável dar um passo adiante e criar manualmente um ponto de restauração antes de aplicar um truque avançado do Windows 10.A razão para fazer isso é que, embora o Windows crie automaticamente pontos de restauração periodicamente, você pode ter o azar de que os próprios pontos criados não sejam apropriados para desfazer alterações problemáticas.
Para podermos criar um ponto de restauração temos que:
-
Escreva ">
-
"A janela de Propriedades do Sistema será exibida, nela clicamos no botão Criar, na parte inferior da mesma."
-
Aparecerá outra janela onde temos que nomear o ponto de restauração que estamos prestes a criar. É melhor dar um nome descritivo da alteração que faremos posteriormente (por exemplo, ">
-
"Finalmente pressionamos o botão Criar nesta nova janela."
E pronto, o Windows criará um ponto de restauração que permitirá que você retorne ao estado atual do computador se algo der errado.
2) Crie uma unidade de recuperação do Windows 10
A Microsoft projetou o Windows 10 com a ideia de que unidades de recuperação externas não eram necessárias, pois o próprio sistema integra opções de restauração que permitem restaurar o sistema operacional ao seu estado originalsem perder nossos arquivos. Para invocar esta opção, basta ir para Configurações > Recuperação > Redefinir este PC (existe até um menu de recuperação que desce automaticamente se o sistema operacional falhar ao iniciar).
No entanto, como é sempre melhor esperar pelo melhor, mas se preparar para o pior, é aconselhável criar uma unidade de recuperação externa , o que nos será útil caso as outras opções de restauração não funcionem.
Para fazer isso temos que:
-
Vá para o menu Iniciar ou caixa de pesquisa/Cortana, digite ">
-
"Será mostrada uma caixa de segurança perguntando se queremos continuar, pressione OK."
-
Em seguida, na primeira tela do assistente, uma caixa de seleção aparecerá para Fazer uma cópia de backup dos arquivos do sistema . Devemos verificá-lo para garantir que a unidade de recuperação seja utilizável mesmo quando os arquivos do Windows no disco rígido estiverem totalmente danificados.
A partir daí basta seguir as instruções do assistente. Vários discos de DVD serão necessários ou uma unidade USB de pelo menos 16 GB.
3) Salve cópias do registro do Windows antes de fazer alterações
Se formos modificar o registro do Windows, pode ser uma boa ideia salvar uma cópia de segurança dele antes de fazer qualquer alteração. Essas cópias são armazenadas em .reg arquivos que são apenas alguns MB, e que permitem-lhe recuperar o registo para o estado anterior à sua modificação, sem ter de reinstalar o Windows ou realizar outros processos mais complicados.
"Para criar uma cópia do registro simplesmente abra o registro do Windows (menu Iniciar > digite regedit> pressione Enter), abra oMenu Arquivo, pressione Exportar>" "
Para restaurar uma cópia criada anteriormente, siga as mesmas etapas acima, exceto que você use a opção Importar no menu Arquivo , e abra o arquivo .reg que queremos restaurar."
4) Criar cópias de backup de nossos arquivos
Por fim, vale lembrar que devemos periodicamente fazer cópias de segurança de nossos arquivos importantes, independentemente de nos candidatarmos algum truque avançado ou não. O Windows 10 oferece várias ferramentas para isso, então aqui vamos mencionar as mais úteis.
OneDrive: backup na nuvem
O OneDrive já está integrado ao Windows 10 e oferece 15 GB de armazenamento gratuito, que podemos expandir para 30 GB se ativarmos o backup da câmera em um smartphone (iOS, Android ou Windows Phone). Além disso, se formos assinantes do Office 365, o espaço se multiplica até atingir 1 TB, o que deve ser suficiente para armazenar todos os nossos arquivos.
Para fazer backup de arquivos no OneDrive, precisamos fazer login no Windows com nossa conta da Microsoft ou fazer login no aplicativo do Windows OneDrive (O Windows 10 permite que você use o OneDrive com uma conta diferente daquela usada no Windows).
Depois basta mover os arquivos que queremos fazer backup para a pasta OneDrive que aparecerá na barra de navegação à esquerda do explorador de arquivos.
"Histórico do Arquivo: Time Machine>"
Apesar da comodidade proporcionada pelo armazenamento em nuvem do OneDrive, não é recomendável contar apenas com ele, pois ele está permanentemente sincronizado com o PC, caso nossos arquivos estejam corrompidos no disco local que será replicado para as cópias na nuvem também.
Portanto, também devemos fazer uma cópia de backup física, idealmente para um disco rígido externo ou um local de rede. Para isso, é melhor usar a ferramenta File History que está integrada ao Windows 10.
Este é um sistema de cópias de backup incrementais, que salva cumulativamente versões diferentes de nossos arquivos para cada data em que fizemos um backup.Desta forma, se fizermos algo como excluir o conteúdo de um documento importante do Word e salvar as alterações, podemos recuperar uma versão antiga desse arquivo e assim restaurar sua conteúdo completo.
"O histórico de arquivos também nos permite recuperar todos os nossos documentos, músicas, fotos e afins, caso tenhamos que reinstalar o Windows limpo."
Para ativar o Histórico de Arquivos basta ir em Configurações > Atualização e segurança > Cópia de segurança. Como mencionamos anteriormente, é necessária uma unidade externa para que esse recurso funcione corretamente.
Imagem do sistema, para quem não quer correr riscos
"Finalmente existe o que pode ser considerado a mãe de todas as cópias de backup>Imagens do sistema Windows Esta ferramenta clona todo o conteúdo do nosso disco rígido, incluindo programas, registro do Windows, configurações, sistema operacional, documentos, música, tudo."
Em teoria, o uso desse tipo de backup deveria ser desnecessário dada a existência de outras ferramentas de recuperação no Windows 10, mas a opção ainda é fornecida para quem quiser usá-lo. O cenário em que seria mais aconselhável usar este tipo de backup é quando estamos prestes a fazer uma alteração muito arriscada, que envolve a modificação de muitos arquivos do Windows.
Para criar uma imagem do sistema, devemos ir para Configurações > Atualização e segurança > Cópias de backup > Ir para cópias e restauração (Windows 7) .
"Em seguida, aparecerá uma janela do Painel de Controle, na qual devemos clicar no link Criar uma imagem do sistema>"
Isso abrirá o assistente para criar uma imagem. Obviamente, isso exigirá um disco rígido externo de alta capacidade ou muitos DVDs, pois tudo no disco rígido onde o Windows está instalado será copiado.