Como desinstalar o Windows 10 e voltar para o Windows 7 ou Windows 8.1
Índice:
- Método fácil: desinstale o Windows 10 a partir do aplicativo Configurações
- Caminho Difícil: Reinstale o Windows 7/8.1 Limpo
- Outro método fácil: restaurar as configurações de fábrica
Windows 10 está tendo uma recepção muito boa até agora . Isso é demonstrado pelo menos por seus excelentes números de adoção, segundo os quais já atingiu 10% de participação no mercado, e também pelos bons comentários que recebeu da maioria dos blogs de tecnologia.
Mas como não há nada escrito por uma questão de gosto, sempre pode acontecer de alguém não gostar das mudanças desta nova versão do Windows, ou precisar retornar ao Windows 7/8.1 devido para f alta de drivers adequados para Windows 10.
Seja qual for o caso, voltar para uma versão anterior do Windows desinstalando o Windows 10 é perfeitamente possível e não muito difícil. A seguir, explicaremos passo a passo como alcançá-lo.
Método fácil: desinstale o Windows 10 a partir do aplicativo Configurações
"Para a alegria de muitos, a Microsoft resolveu facilitar a vida de quem se arrepende de ter instalado o Windows 10 no modo atualização (ou seja, sem fazer uma instalação limpa, que apaga o conteúdo do disco rígido ) ."
Portanto, se tivermos instalado o Windows 10 acima>reverta isso simplesmente acessando o aplicativo Configurações e pressionando alguns botões. Basta seguir estes passos:"
- Abra as Configurações do sistema (clique no menu Iniciar > Configurações).
- Vá para a seção Atualização e Segurança, e dentro dela para Recuperação. "
- Se instalarmos o Windows 10 no modo de atualização, veremos uma opção intitulada Voltar para o Windows 7/8.1. Basta pressionar o botão Iniciar>"
- A Microsoft nos perguntará por que queremos desinstalar o Windows 10 e também nos dará alguns avisos. Por exemplo, avisa que teremos que reinstalar alguns programas, e que precisaremos lembrar nossa senha de login do Windows 7/8.1 (caso contrário o PC será bloqueado sem que possamos entrar).
-
Também é recomendável fazer um backup dos nossos arquivos caso algo dê errado, embora não deva ser necessário usar , pois este procedimento mantém nossos arquivos pessoais intactos.
-
"
Finalmente você deve clicar no botão Retornar ao Windows 7/8.1> "
É importante observar que esta opção estará disponível apenas por 30 dias após atualizarmos para o Windows 10. Após essa data, Arquivos necessários para retornar ao Windows 7/8.1 serão excluídos do disco rígido, a fim de economizar espaço (esses arquivos têm cerca de 20 GB de tamanho e também temos a opção de excluí-los manualmente).
Caminho Difícil: Reinstale o Windows 7/8.1 Limpo
"Como sempre, no Windows 10 também temos a opção de remover o sistema do disco rígido usando reinstalar acima>. Porém, para isso é importante seguir os passos anteriores:"
Faça uma cópia de backup de nossos arquivos
Com o método fácil, fazer um backup foi recomendado, mas não obrigatório, mas ao fazer uma reinstalação limpa, fazer backups torna-se obrigatóriose nós não queremos perder nossos arquivos pessoais.
Ao fazer uma reinstalação limpa, fazer cópias de segurança torna-se obrigatório se não quisermos perder nossos arquivosPara isso, o Windows 10 inclui 2 sistemas de backup: um mais moderno, chamado File History, mas compatível apenas com Windows 8.1 e outro mais antigo e menos rico em recursos, mas oferece compatibilidade com o Windows 7.
-
"
- Para fazer um backup com o Histórico do arquivo você deve ir para Configurações > Atualização e segurança > Cópias de backup e lá selecione Adicionar Botão da unidade.Em seguida, você deve conectar um disco externo com espaço suficiente e aguardar a conclusão do primeiro backup."
- Para fazer um backup compatível com Windows 7 você também deve ir em Configurações > Atualização e segurança > Backups, mas selecione a opção Ir para backups Backup e restauração (Windows 7). Aparecerá uma janela do Painel de controle, na qual você deve clicar em Configurar backup Finalmente, tudo o que resta é conectar uma unidade externa com espaço suficiente e continuar o instruções no assistente até que o backup seja concluído.
Obter uma unidade de DVD ou USB para instalar o Windows 7/8.1
Para poder fazer uma instalação limpa precisamos de um meio físico com os arquivos de instalação do Windows 7/8.1, para iniciar o PC diretamente desse drive (sem entrar no Windows 10) e iniciar o processo que irá sobrescrever os arquivos do sistema.
O ideal seria ter um disco de instalação fornecido pelo fabricante, mas caso não tenhamos, a Microsoft nos permite baixar os arquivosinstalação diretamente da web, de forma totalmente legal.
Basta entrar nesta página, escolher a versão que deseja baixar (7 ou 8.1), seguir as instruções. Aqui existem 2 cursos de ação diferentes, dependendo se queremos fazer o downgrade para o Windows 7 ou para o Windows 8.1.
No caso de Windows 7 primeiro seremos solicitados a inserir uma chave de produto válida, para a qual podemos usar a mesma que veio ao lado do nosso PC ou um correspondente a uma licença de varejo do Windows 7.Em seguida devemos indicar se queremos baixar a versão 64 ou 32 bits (para saber qual versão nos corresponde, vá para Configuração > Sistema > Sobre > Tipo system, dentro do Windows 10) e, finalmente, iniciar o download do arquivo ISO.
Uma vez baixado, o Windows 10 nos permite gravá-lo diretamente em um DVD, sem a necessidade de software adicional. Basta inserir um disco vazio, clicar com o botão direito no arquivo ISO e selecionar a opção Burn.
Para converter o arquivo ISO em um disco de instalação USB, você precisa baixar e instalar esta ferramenta, executá-la e seguir as instruções do assistente.
No caso do Windows 8.1 o processo é um pouco mais fácil. Não somos obrigados a inserir uma chave de ativação no site, e o que é baixado não é um arquivo ISO, mas uma ferramenta chamada Media Tool Creator, que permite para criar diretamente DVDs de instalação do Windows 8 e unidades USB.1.
Basta executar o arquivo baixado, seguir os passos do assistente e pronto. Obviamente, devemos indicar corretamente a edição e arquitetura do Windows 8.1 que queremos instalar. Isso é muito importante porque nossa chave de ativação só funcionará para uma determinada edição do Windows 8.1: aquela que tínhamos instalado antes de atualizar para o Windows 10.
"A arquitetura do sistema pode ser revisada no Windows 10, acessando Configurações > Sistema > Sobre > Tipo de sistema . E na mesma seção Sobre>qual edição do Windows 10 instalamos: Home ou Pro Se nossa edição for Pro, é quase certo que a edição do Windows 8.1 instalada antes também era Pro (se nossa atual edição é Home, você tem que instalar o Windows 8.1 para secar)."
E inicie a instalação
Quando tivermos criado um backup com o método correspondente e tivermos a mídia física de instalação em nossas mãos, resta apenas iniciar a instalação propriamente dita.
Para fazer isso, você deve inserir/conectar o DVD ou unidade USB ao computador, reiniciá-lo e verificar se o o sistema inicia (inicialização) a partir da unidade de instalação e não do Windows 10. Isso abrirá o assistente de instalação do Windows 7/8.1.
"Uma vez lá basta seguir as instruções que serão exibidas, mas prestando atenção que quando solicitado o tipo de instalação nós quiser, selecionamos a opção Instalação personalizada>"
Em seguida, todas as partições existentes no PC serão exibidas. Devemos escolher aquele onde o Windows 10 foi instalado e excluir seu conteúdo, e escolhê-lo como a unidade para instalar o Windows 7/8.1.
E pronto. O resultado será uma instalação limpa do sistema operacional anterior, na qual podemos restaurar nossos arquivos do backup que fizemos na etapa 1.No entanto, por meio desse método, não há como recuperar programas e aplicativos instalados anteriormente: você deve reinstalá-los manualmente (embora muitos aplicativos modernos possam ser reinstalados em massa a partir da Windows 8.1 Store).
Outro método fácil: restaurar as configurações de fábrica
Finalmente, existe um método que é tão fácil quanto desinstalar o Windows 10 das Configurações, mas que também oferece todos os benefícios de desempenhoque nós aproveite para fazer uma instalação limpa. Esta é a opção restaurar configurações de fábrica, que também está disponível no aplicativo Configurações do Windows 10.
Esta opção restaura seu PC ao estado em que estava quando você o comprou na loja e o usou pela primeira vez, que inclui seu sistema operacional original.Para isso, utiliza os arquivos da partição de recuperação criada pelo fabricante.
"Para restaurar o PC com esta opção, basta acessar Configurações > Atualização e segurança > Recuperação e pressionar o botão Iniciar>"
Após isso aparecerá uma caixa de diálogo com 3 opções:
- Mantenha meus arquivos
- Deletar tudo
- Restaurar configurações de fábrica
Como você já deve ter adivinhado, a opção a ser selecionada é a última. Depois disso basta seguir as instruções que o sistema irá mostrar.
Tudo muito simples, mas ainda vale a pena mencionar algumas ressalvas. Primeiro, como você pode imaginar, este método apaga completamente nossos arquivos e aplicativos, então aqui também precisamos fazer backups Em segundo lugar, haverá alguns casos em que esta opção não está disponível, porque o fabricante não o habilitou ou porque excluímos os arquivos de recuperação.Terceiro, parece que esse mecanismo só funciona para voltar para o Windows 8 ou Windows 8.1, não para o Windows 7.
Qual experiência você teve com esses métodos para desinstalar o Windows 10? Existe alguma outra maneira que lhe deu melhores resultados?