Para que você possa encontrar arquivos não baixados do OneDrive
Uma das alterações ocorridas no OneDrive para Windows 10, em relação à versão para Windows 8.1, é o desaparecimento de os chamados arquivos inteligentes, também conhecidos como arquivos de espaço reservado. Correspondiam a arquivos leves que apareciam no Windows Explorer e estavam lá para mostrar apenas os metadados (nome, tipo, data de modificação, etc) de arquivos inteiros armazenados no OneDrive que não foi baixado para a unidade local."
Isso permitia, por exemplo, que se tivéssemos 500 GB de arquivos no OneDrive e apenas 128 GB de arquivos no disco rígido, ainda poderíamos navegar por todos os OneDrive pastas como se esses arquivos já tivessem sido baixados, mas sem usar espaço no disco rígido.Sempre que queríamos abrir um desses arquivos, o arquivo era baixado sob demanda e após alguns segundos ou minutos conseguíamos acessá-lo (dependendo da velocidade de nossa conexão ),
No Windows 10, esse recurso foi removido, pois a Microsoft informou que causava problemas de estabilidade e desempenho na sincronização do OneDrive e também problemas de compatibilidade com outros aplicativos, como Spotify ou Photoshop. Agora o OneDrive nos pede para escolher quais pastas queremos que sejam baixadas e sincronizadas, e as que não estiverem marcadas, simplesmente não aparecerão dentro do File Explorer.
Isso, é claro, gerou reclamações de alguns usuários que atualizaram para o Windows 10 do Windows 8.1 e que sentem f alta de poder navegar e procurar arquivos que estão fora de sincronia com o PC.
O bom é que no Windows 10 existe uma maneira alternativa de encontrar arquivos não sincronizados do OneDrive, diretamente da área de trabalho. Para invocá-lo, basta abrir Cortana (ou pesquisa do Windows), pressionando o ícone correspondente na barra de tarefas, ou o botão Teclas WIN + Q
Depois escrevemos o nome do arquivo que queremos encontrar (neste caso, procuraremos um documento do Excel chamado finanças pessoais) e pressione o botão Minhas coisas que está imediatamente acima da caixa de pesquisa. Fazê-lo deve abrir uma janela como a seguinte:"
Nele os resultados são classificados primeiro por tipo (documentos, pastas, aplicativos, fotos, etc) e depois por localização: unidade local ou OneDrive Se tivermos sorte, o arquivo que queremos aparecerá imediatamente nesta visualização, sem ter que recorrer a mais opções ou scroll , mas se não, podemos usar filtros e acessar uma visualização com todos os resultados.
Para filtrar os resultados de acordo com o tipo, usamos o filtro Mostrar, que permite exibir apenas os resultados correspondentes ao tipo de arquivo desejado . Feito isso, no lado direito da janela podemos clicar em um link que nos leva à lista completa de resultados no OneDrive (>."
Claro, antes de clicar no link para ver todos os resultados, devemos verificar se estamos na seção de arquivos do OneDrive (indicada à direita da janela). Se estivermos na seção de arquivos locais, devemos rolar para baixo até chegar à seção OneDrive.
o é uma solução ideal, mas é mais conveniente do que ter que abrir o OneDrive no navegador toda vez que você deseja pesquisar algoNão é uma solução ideal que está à altura do Windows 8.1, pois ao clicar em um resultado do Office ou PDF abrirá no navegador, em vez de ser baixado para abri-lo com um aplicativo de desktop, e ainda não temos permissão para navegar nas pastas da área de trabalho. Mas é uma alternativa mais conveniente do que abrir o OneDrive em seu navegador para pesquisar a partir daí.
No Xataka Windows | Alterações que a Microsoft está fazendo no OneDrive para Windows 10