Microsoft fecha torneira e fabricantes não poderão vender computadores com Windows 7 e 8.1
Era algo que você podia ver chegando. Uma medida lógica, mas não esperada, pode ser menos irritante, pelo menos para alguns usuários que procuram computadores com sistema operacional anterior ao Windows 10. Estamos falando de novos equipamentos, claro.
E é que apesar do Windows 10 já estar conosco há algum tempo, até agora foi permitido a venda de computadores com Windows 7 e Windows 8.1 como sistema operacional. Uma configuração que veio pré-instalada e cujos dias já estão contados.
Já vimos há algumas horas como o Windows 10 sofreu a primeira quebra de quota de mercado neste mês de setembro, uma perda que contrastou com uma ligeira recuperação nos computadores com Windows 7. E evite este recuo e fortalecer o Windows 10 pode ser o motivo final para esta medida.
A partir de 1º de novembro deste ano, os fabricantes não poderão pré-instalar o Windows 7 ou o Windows 8.1 em computadores à venda
A partir de 1º de novembro deste ano os fabricantes não poderão pré-instalar o Windows 7 ou o Windows 8.1 em seus dispositivos lançados . Os que já existem em _stock_ poderão ser vendidos, mas com o fim destes todos terão de vir com o Windows 10 como sistema operativo.
Relembre-se que até 29 de julho todos estes computadores tiveram a possibilidade de atualizar gratuitamente para o Windows 10A partir dessa data, a passagem para o Windows 10 deixou de ser gratuita, algo que contrasta com a política de atualização de outras plataformas em que o custo é zero (no caso do MacOS X).
A questão é que essa medida acaba com a venda de um sistema, principalmente o Windows 7, que era muito popular entre os usuáriosUm sistema em algum lugar entre o fracassado Windows Vista em seus primórdios e o não menos polêmico Windows 8.1 que atualmente ainda possui uma grande legião de usuários.
Lembramos também que a migração para o Windows 10 é obrigatória para os usuários que desejam continuar recebendo atualizações de seu sistema operacional, pois o passado Este ano seu suporte principal terminou e em 2020 o Windows 7 deixará de receber atualizações de segurança com tudo o que isso implica.
Em Xataka | Ainda há quem esteja atualizando para o Windows 10 de graça, mas a Microsoft já está trabalhando para evitar isso In Xataka | Atualizando para o Windows 10: tudo o que você precisa saber