Você vai restaurar seu computador? Assim, você pode salvar uma cópia do Menu Iniciar para não perder suas configurações
Índice:
Uma das coisas que menos gosto quando se trata de restaurar um dispositivo (seja um computador ou um telefone) é ter que recarregar a configuração da maneira que você tinha antes. Aplicativos, configurações, atalhos…
Felizmente Ao longo dos anos os sistemas operativos beneficiaram de novas funcionalidades que permitem a recuperação de uma forma não muito complicada da configuração anterior. Seja com utilitários do próprio sistema ou aplicativos de terceiros, fica cada vez mais fácil recuperar a aparência que nossos equipamentos tinham antes.Este também é o objetivo deste tutorial no qual explicamos como fazer uma cópia do Menu Iniciar em seu computador.
Já sabemos como fazer backup de aplicativos ou do sistema, mas e o Menu Iniciar? É muito útil, especialmente quando passamos muito tempo personalizando esse menu com todos os tipos de modificações. Trata-se de fazer um _backup_ que depois podemos carregar de novo ou mesmo usar em vários computadores que temos em casa.
Para fazer isso, teremos que ir ao sistema e procurar uma pasta específica. Trata-se de encontrar essa pasta e fazer uma cópia dela para que a salvemos em um drive externo para utilizá-la posteriormente na mesma ou em outra equipe . Especificamente, temos que ir para a seguinte rota:
Onde xxxxx é o nome que temos como usuário em nosso computador. Depois de localizar o diretório, devemos fazer uma cópia da pasta Banco de dados em uma unidade externa (recomendada se formos restaurar o computador)."
Depois de feita a cópia só temos que usar quando quisermos. Para tal apenas teremos que realizar o processo no sentido inverso , ou seja, procurar o percurso anterior e copiar o ficheiro Base de Dados que temos anteriormente salvou."
Desta forma recuperamos a aparência e configuração do Menu Iniciar que tínhamos antes, economizando tempo e facilitando muito nosso trabalho menos cansativo .
Se quisermos salvar mais cópias
E se quisermos fazer uma cópia de segurança do resto dos arquivos, temos duas opções:
Primeiro método.
Se usarmos a função clássica, procuramos a opção Backup e Restauração no Painel de Controle. É a forma tradicional, na qual posteriormente teremos que escolher onde será gerada a cópia de segurança no disco e as pastas que queremos incluir. Podemos até adicionar uma imagem do sistema para ter uma cópia do sistema operacional."
"Esta é a primeira maneira e para recuperar o backup temos que acessar o mesmo menu Backup e Restaurar e em Na parte inferior , clique no botão Restaurar arquivos."
Segundo método para fazer uma cópia.
Este é possivelmente o método mais rápido e é baseado no uso do Histórico de Arquivos. Desta forma, salvaremos uma cópia dos arquivos existentes nas pastas Documentos, Músicas, Vídeos, Arquivos da área de trabalho, Contatos e Favoritos. Apenas arquivos pessoais, sem possibilidade de cópia do sistema.
"Basta usar a opção Selecionar unidade, escolhendo então o local para salvar o _backup_. Podemos até escolher quais pastas serão copiadas."
"Uma vez que temos a cópia e queremos restaurá-la, basta escrever Restaurar arquivos com o Histórico de arquivos no mecanismo de busca e veremos uma lista com todos os arquivos com uma cópia de segurança. "
Como você pode ver, dois passos simples e quase obrigatórios se quisermos manter a aparência e incidentalmente os arquivos de nossos equipamentos e não os perca na restauração do sistema.