Ensinamos como proteger seus olhos da luz azul nociva graças a melhorias na Atualização para criadores
Índice:
Nos últimos tempos temos assistido a uma tendência crescente para melhorar os aspetos relacionados com a saúde quando utilizamos equipamentos informáticos. As telas e os usos que damos a elas são um dos pontos mais controlados, principalmente agora que estamos permanentemente conectados.
Foi-se o tempo dos filtros que eram usados em frente às telas para evitar os efeitos de longas exposições diante delas e agora as empresas apostam no uso de tecnologias que mitigam os problemas derivados da longa exposição à luz emitida seja em celulares, tablets ou computadores.
E é que a luminosidade excessiva das telas, a chamada luz azul do painel e ficar exposto a ela pode impossibilitar-nos de adormecer, provocar aumento do ritmo cardíaco e elevação da temperatura, fadiga e stress visual ou alteração dos ritmos circadianos (afecta o cérebro que o confunde com a luz solar), Por tudo isto é interessante reduzir seus efeitos. Além disso, nas palavras do Dr. Serge Picaud Neurobiólogo e Diretor do Inserm no Vision Institute:
Limitando a exposição
Você pode resolver ou pelo menos parar os efeitos com remédios baseados em uma boa dieta, consumindo alimentos ricos em antioxidantes que nos protegem contra a DMRI (kiwi, uvas vermelhas, abobrinha e abóbora, laranja, melão doce, manga, mamão…) um pouco de ajuda tecnológica.
No celular já temos aplicativos, sejam de terceiros ou já inclusos no próprio sistema que se encarregam de filtrar para não ter que sofrer de fato essa luz azul. Até encontramos fabricantes que já o incluem em seus monitores. No entanto, no Windows 10, o sistema operacional mais usado não era conhecido até a chegada do Creators Update.
"E é que com esta atualização da Microsoft eles adicionaram uma espécie de modo noturno ou como o chamaram, Night Light. Um mecanismo pelo qual a luz azul emitida pela tela é filtrada por _software_ para o qual jogamos com o controle da temperatura de cor da tela."
Tons mais quentes são, portanto, preferidos em vez dos mais frios, especialmente irritantes antes de dormir, mas você sabe como essa nova opção é definida? Uma função que podemos programar nos horários que consideramos para que a temperatura da cor da tela seja acentuada ou diminuída conforme o anoitecer ou o amanhecer.
Para ativar a luz noturna (está desativada por padrão) devemos ir para a seção Configuração do visor e procurar na lista o botão de ativação da luz noturna. Ativamos e na parte inferior, clique na legenda Configuração da luz noturna"
Nesta nova tela vemos diferentes opções como a possibilidade de ajustá-la manualmente em determinados momentos ajustando nós mesmos a temperatura da cor ou mesmo programando sua ativação com base no nascer e pôr do sol em nossa região.
Esta é uma opção mais do que útil e ainda não é muito conhecida pela maioria dos usuários.Uma forma de evitar problemas como a perda de sono embora o importante seja esquecer de usar o celular quando for dormir se não for estritamente necessário.
Em Xataka | Usar o smartphone ou tablet à noite afeta a qualidade e o tempo de sono? Em Xataka Windows | Windows 10 Creators Update já está entre nós e essas são algumas das melhorias que vamos encontrar