Windows Vista é história e a partir de hoje não receberá mais atualizações
Hoje é o dia marcado por muitos como a chegada da grande atualização de primavera do Windows. Sim, a Atualização para criadores começa a ser lançada hoje a menos que você tenha usado métodos alternativos para obtê-la. Mas já avisamos na época, e é que hoje o Windows Vista também se despede de nós.
Uma das versões do Windows que mais comentários negativos gerou chega ao fim de seu ciclo de vida com o fim do suporte por da Microsoft. Então chegou a hora de dizer adeus a uma versão do Windows com seus pontos fortes e fracos e que foi o prelúdio do Windows 7, uma versão mais madura do sistema.
Esse caminhosegue na esteira do que aconteceu há muito tempo com o Windows XP, que deixou de receber atualizações há três anos . Isso significa que os usuários não receberão mais patches com melhorias e atualizações para que se encontrem com um sistema mais vulnerável e menos estável. É algo como se a Microsoft nos desse um empurrão para mudar para uma versão mais moderna do Windows.
Um passo que não se espera pode deixar de incomodar, embora e se pensarmos nisso é mais do que lógico. A razão é clara e é que uma empresa, neste caso a Microsoft, não acha interessante e rentável suportar vários sistemas com o consumo de recursos (econômico , pessoal…) que isso implica. Eles preferem focar nas versões mais modernas para oferecer uma melhor experiência ao usuário.
O Windows Vista, portanto, deixa de receber suporte 10 anos após seu lançamento (estreou em janeiro de 2007). Uma descontinuação do suporte suporte que agora inclui atualizações de segurança que fazem parte do suporte estendido, que deve ser diferenciado do suporte principal que já havia cessado desde 2012.
Desde a chegada do Windows Vista, as críticas não cessaram e foram muito duras com o sistema da Microsoft. Pessoalmente, é algo que não partilho e que ainda hoje existe um velho HP Pavilion com Vista em casa que melhorou o seu desempenho ao longo do tempo tornando-o muito mais estável.
É verdade que tinha falhas (ainda me lembro de como a interface Aero consumia recursos que muitos de nós tivemos que desabilitar) mas também tinha algumas virtudes, sendo a ponte entre o Windows XP e o Windows 7, duas versões comparadas às quais o Vista era a ovelha negra.
Portanto, o Windows Vista se despede e, embora continue funcionando para sempre, agora deixa nossos computadores um pouco mais desprotegidos. Se você quiser continuar com um sistema seguro você pode atualizar para o Windows 7 mas não goste muito dele, pois não é mais suportado pelo padrão e sofrerá o mesmo destino do vista em 2020.
Mais informações | Microsoft