Como você pode melhorar a proteção do seu PC com Windows 10 contra ransomware com estas etapas simples
A segurança é essencial em nossos computadores e no Windows temos à nossa disposição uma série de ferramentas que, embora não sejam infalíveis, oferecem alguma proteção contra ameaças. E entre todas essas ameaças este ano ganhou importância o _ransomware_, um tipo de _malware_ que acessa suas pastas e as criptografa para que você não possa entrar novamente.
Para evitar problemas e nos ajudar a proteger nossos arquivos, Windows 10 Fall Creators Update adicionou um sistema que nos protege impedindo que aplicativos suspeitos acessem pastas que o usuário decide proteger.Um sistema que podemos ativar (desativado por padrão) ou desativar com estas etapas simples.
"Para fazer isso vamos para a configuração do Windows Defender para o qual usamos o método mais rápido que é ir para a barra de tarefas e Nele, pressionando a seta para cima, acesse o ícone do Windows Defender que aparece em forma de escudo na caixinha que se abre."
Uma vez dentro do Centro de Segurança do Windows Defender procure acesso direto ao antivírus e proteção contra ameaças. É o primeiro acesso à esquerda."
Aqui veremos, por um lado, o histórico de todos os testes que você submeteu ao seu computador e, se continuarmos movendo o mouse, chegaremos à opção Configurações de antivírus e proteção contra ameaças em que devemos _clicar_ com o mouse."
Uma vez lá dentro, devemos procurar a opção Controlar o acesso à pasta e ativá-la para dar acesso ao Windows para proteger nossas pastas ."
"Já ativamos o controle das pastas e resta apenas determinar as pastas que ficarão protegidas para que o Windows 10 bloquear o acesso de aplicativos suspeitos a eles. Elimina exatamente a possibilidade de acesso de ransomware."
No Xataka Windows | Microsoft busca melhorar segurança em outros sistemas operacionais e trará Windows Defender para Mac, iOS e Android