Windows 8 entra em mais um ciclo de suporte: só receberá atualizações de segurança com término em 2023
Índice:
O tempo passa para tudo e todos. E no mundo da eletrônica e da tecnologia essa máxima é ainda mais acentuada O tempo é o mesmo, os ponteiros do relógio e as páginas do calendário passam para o mesmo ritmo, mas nos dá a impressão de que corre muito mais rápido.
Parece que ontem vimos a chegada do Windows 8, Primeira tentativa da Microsoft de se adaptar a telas sensíveis ao toque depois de um sistema solvente e de desempenho notável, como foi o Windows 7. Não vamos discutir se o Windows 8 foi melhor ou pior, seus sucessos e seus fracassos.O que nos interessa aqui é que, algumas horas atrás, o Windows 8 foi retirado do suporte principal da Microsoft.
Windows 8 que ainda está presente em 6% dos computadores e que já vê a data de lançamento marcada no calendário final de Apoio, suporte. Ainda há tempo, pois será 10 de janeiro de 2023, mas já podemos ver como o tempo voa.
Windows 8, uma tentativa fracassada?
Windows 8 era um sistema que não tinha todo o suporte dos usuários que eles esperavam da Microsoft. Aliás, já vemos que está presente em apenas 6% das equipas. Pode-se pensar que é um número de acordo com seu tempo de mercado, algo que se desfaz se verificarmos que o Windows 7, ainda mais desatualizado, está presente em 60% dos computadores.
A perda deste suporte significa que de Redmond eles não são forçados a liberar mais atualizações além daquelas que correspondem a patches de segurançaque possuem ser liberado pontualmente.Dessa forma, ele entra no grupo de sistemas operacionais que já estão no segundo ciclo de vida em que são oferecidos patches de segurança, mas não recebem mais atualizações de manutenção. É suporte estendido.
Windows 8 chegou em 26 de outubro de 2012 e vê o fim do suporte principal três anos após o lançamento do Windows 7. O Windows 8 foi um tentativa de adaptar o sistema operacional para telas sensíveis ao toque e, aliás, introduziu contribuições interessantes: basta recordar um primeiro conceito do que mais tarde se tornou os aplicativos universais que vieram com o Windows 10.
Para corrigir os erros do Windows 8 vimos chegar o Windows 8.1, uma atualização gratuita que buscava corrigir todos os erros que o Windows 8 tinha. Uma atualização que porém chegou depois do que seria necessário.
Isso o torna interessante para usuários que ainda possuem o Windows 8 (ou Windows 8.1) Atualizar para o Windows 10 para ter suporte total em que são recebidos patches de segurança e manutenção constantes, algo fundamental (já vemos isso) na computação hoje.
Você ainda tem o Windows 8 ou 8.1 em seu computador? Você está pensando em pular para o Windows 10?
No Xataka Windows | Ainda não está usando o Windows 10 no seu computador? Você ainda tem três dias para atualizar se estiver usando o Windows 7 ou o Windows 8.1