Você usa o Windows em casa? Estudo afirma que Windows 10 é mais seguro que o Windows 7 no ambiente doméstico
Índice:
Uma das maiores obsessões dos usuários hoje quando se trata de usar um dispositivo é que ele seja seguro. Um papel onde o sistema operacional desempenha um papel importante, embora não fundamental, porque já vimos o quão seguros são nossos dados quando usamos dependendo de quais aplicativos (será que alguém disse Facebook?).
O fato é que sempre foi acusado de que o Windows e suas versões são mais inseguros que o MacOS, o mesmo que já foi atribui ao Android esse mesmo rótulo em relação ao iOS.Não vamos entrar em discernir se este sistema é ou não mais seguro que o outro, pois vamos nos limitar a falar apenas sobre o Windows, um sistema operacional que com o Windows 10 alcançou grande maturidade. Um corpo já bem formado que, para a empresa Webroot, é ainda mais seguro contra _malware_ do que o Windows 7.
Na verdade, já vimos como há pouco tempo roubou o título de versão com maior participação de mercado do Windows 7 e agora quer tirar um mérito que muitos lhe atribuíram: o seja a escolha mais segura entre as versões do Windows.
De acordo com o estudo realizado apenas 15% do total de arquivos determinados como _malware_ em 2017 ocorreram em sistemas Windows 10, enquanto 63 % foram encontrados no Windows 7, o sistema operacional mais comum para empresas.Um fato que destaca a grande diferença entre as duas versões."
Além disso, o relatório também indicou que o Windows 10 é duas vezes mais seguro que o Windows 7 para usuários domésticos. Proprietários de PC com Windows 7 que atualizaram para o Windows 10 viram a taxa de ataques de _malware_ cair significativamente. Em um estudo de 100 computadores com Windows 10, até 4 tinham arquivos com _malware_, um número que subiu para 8 em PCs com Windows 7.
As empresas ainda preferem o Windows 7
Apesar de o Windows 7 continuar sendo o sistema operacional dominante nas empresas, que já vêem o Windows XP muito atrás, a adoção do Windows 10 ainda está em modo crescente. De fato, isso pode ser apreciado quando vemos como no início de 2017, 20% das empresas usavam o Windows 10, número que subiu para 32% no final do mesmo ano.
A explicação é que o suporte que o Windows 10 recebe contra ameaças é superior ao de outras versões do Windows, portanto, a adoção por particulares usuários e empresas parece essencial se eles não quiserem ser expostos a ataques de _malware_.
No final de 2017, quase 72% dos usuários do Windows Home migraram para o Windows 10, em comparação com 62% no início do mesmo ano. Números que contrastam com a queda tanto no Windows 7 (passou de 17% para 15%) quanto no Windows 8 (de 14% para 11%). Há, portanto, uma boa porcentagem de usuários com versões antigas do Windows
Fonte | Webroot no Xataka Windows | O Windows 7 não é mais a versão mais usada do Windows: demorou, mas o Windows 10 roubou o trono