Janelas

WPA3 pode estar chegando ao Windows 10 na próxima grande atualização prevista para a primavera

Anonim

Há algum tempo vimos como a Microsoft lançou o primeiro SDK baseado no Windows 10 na ramificação 19H1. Uma atualização que virá carregada de novidades e entre todas podemos encontrar uma que se destaca: o suporte para a nova versão do protocolo de segurança WPA

Lembramos que foi em junho que a Wi-Fi Alliance anunciou o novo padrão de criptografia WI-FI. WPA3 chegou para suceder o WPA2, que foi notícia devido ao ataque KRACKed que comprometeu a integridade dos dados que circulam pela nossa rede Wi-Fi.WPA3 é a resposta para essa lacuna de segurança.

E aparentemente Windows 10 19H1 será compatível com a nova versão do WPA (Wi-Fi Protected Access). O objetivo é melhorar a criptografia AES (Advanced Encryption Standard) e a criptografia de 128 bits pioneira do WPA2.

Dentre as vantagens do padrão WPA3, destaca-se que ele possui criptografia de dados individualizada e logins baseados em senhas mais fortes com os quais visa impedir que alguém descubra nossa senha de rede.

WPA3 parecia muito necessário, especialmente se nos lembrarmos de como em outubro de 2017 foi descoberto o exploit que afetou o protocolo WPA e WPA2 e obrigado a uma técnica chamada Key Reinstallation AttaCK ou KRACK, permitia o acesso ao tráfego entre computadores e equipamentos conectados a uma rede Wi-Fi.

O novo padrão é resistente a esses ataques e bloqueará as solicitações de autenticação após várias tentativas malsucedidas. Além disso, adiciona uma melhoria no caso de um invasor descobrir a senha, pois por meio de criptografia de dados individualizada, impede que o acesso à conexão seja obtido , o tráfego anterior pode ser descriptografado. O WPA3 manterá criptografado tudo o que você tinha até o momento da invasão.

Além disso, WPA3 facilita a configuração de dispositivos sem tela graças ao WI-FI Easy Connect, um método que usa um código QR que escaneamos com o smartphone para gerar uma senha que enviaremos para o dispositivo em questão, escaneando posteriormente o código QR que ele também terá.

Por enquanto o WPA3 tem um uso residual, pois só é compatível com os dispositivos mais recentes que chegam ao mercado, algo que deve mudam à medida que sua presença em nossas casas aumenta.

No caso do Windows 10, por enquanto não é compatível e será a atualização que veremos na primavera que oferecerá suporte ao novo padrão, um aprimoramento que os Insiders agora podem experimentar na ramificação 19H1 do Windows 10.

Fonte | MSPU

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button