Windows Lite: Esta referência aparece no SDK do Windows 10 referindo-se a uma versão leve do sistema operacional
Quando você foi comprar um computador, viu a capacidade de armazenamento entre suas especificações. X megabytes ou terabytes que depois, porém, caem mais ou menos só de tirá-lo da caixa. As indicações não avisam que o sistema operacional ocupa seu espaço e portanto os números indicados não são reais.
Windows 10 e macOS, os dois sistemas operacionais dominantes no mercado de desktops (com permissão do Linux), ocupam bastante espaço. Um tamanho que se justifica pela presença de um grande número de aplicativos ou funções que muitas vezes não usamosNão seria possível usar uma versão mais leve? A Microsoft pode estar tomando medidas nessa direção.
Vimos movimentos semelhantes no mercado de _smartphones_, onde existem aplicativos _lite_ (leves) que oferecem tamanho menor removendo algumas funções. Especificações altamente valorizadas por pessoas que usam telefones com poder e capacidade de armazenamento muito limitados
Em computadores desktop, principalmente em laptops, esse tipo de proposta pode ser interessante Dispositivos com discos SSD em que Devido ao preço, o número de gigabytes pode ser muito curto, não faria mal oferecer uma versão do Windows 10 que nos pouparia algum espaço.
É assim que chegamos a esta notícia que lemos no WBI, onde anunciam que a Microsoft pode estar a trabalhar numa versão do Windows 10 mas com menos peso. Para fazer isso, eles contam com referências encontradas no Windows 10 SDK.
Este desenvolvimento aparece no SDK sob o nome de Windows Lite e seria uma versão leve do sistema. Para fazer isso, eles removeriam algumas funções e limitariam a possibilidade de atualizar para uma versão completa do Windows, seja Home ou Pro.
Windows Lite destina-se a ser usado em dispositivos que exigem um sistema operacional mais versátil e menos complicado em que algumas funções não seriam necessárias ser necessário e, portanto, pode ser removido. Seria uma nova reviravolta no que já vimos com o Windows 10 S Mode.
Por enquanto é apenas uma possibilidade, já que não há confirmação oficial a esse respeito. Que posteriormente se torne uma realidade depende exclusivamente da Microsoft e estaremos atentos a qualquer novidade que venha a ser anunciada.
Fonte | Petri