A grande atualização do Windows 10 está mais próxima: já sabemos o seu nome e algumas das novidades que nos trará
Índice:
- Espaço reservado no disco rígido
- Windows Sandbox
- Windows Light Theme
- Cortana isola-se das pesquisas
- Melhorias no Menu Iniciar
- Melhorias na linha do tempo
- Borda baseada em Chromium
- Alterações no Windows Update
A Microsoft está se preparando para oferecer uma nova grande atualização de seu sistema operacional. Até agora nós o conhecíamos como ramo de desenvolvimento 19H1, um codinome que todos sabíamos ser apenas um apelido temporário até que eles decidissem lançá-lo eventualmente."
Agora sabemos que a Microsoft seguirá a tendência usada com as últimas atualizações e optará por um nome de continuidade. A atualização de primavera para o Windows 10 será chamada de Atualização do Windows de abril de 2019, uma atualização que está cada dia mais próxima (esperamos que realmente chegue em abril) e de que já Passamos por algumas das novas especificações que ele oferece e que agora analisaremos.
Espaço reservado no disco rígido
"Para impedir que uma atualização falhe no momento menos oportuno devido à f alta de armazenamento, a atualização do Windows 10 de abril de 2019 cuidará disso reservando permanentemente no disco rígido um espaço chamado “Armazenamento Reservado>"
Windows 10 ficará sem uso até um total de 7 GB de espaço no disco rígido nos dispositivos em que vamos transportar o download e assim evitar problemas que possam ocorrer durante a instalação. Pode ser verificado no caminho Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos > Gerenciar recursos opcionais>"
Windows Sandbox
Windows Sandbox é outra das melhorias que chegarão com a atualização do Windows 10 de abril de 2019. Esta é uma forma de testar aplicações sem colocar nossa equipe em risco.
Windows Sandbox é uma espécie de ambiente temporário e isolado onde você pode executar software não confiável sem medo de problemas operacionais em nosso PC. O Windows Sandbox é um ambiente fechado, apenas para testes, que executamos de tempos em tempos e cujos efeitos desaparecem quando o fechamos. Um ambiente que oferece uma aparência semelhante ao PC da época em que o compramos, sem acréscimos posteriores cujo uso requer algumas especificações que já discutimos:
- Estar usando uma versão do Windows 10 Pro ou Windows 10 Enterprise
- Use uma arquitetura AMD64
- Habilitar recursos de virtualização no BIOS (UEFI)
- No mínimo 4 GB de RAM (recomenda-se 8 GB)
- No mínimo 1 GB de espaço livre em disco (aqui um SSD é recomendado)
- Ter pelo menos 2 núcleos de CPU (4 núcleos com hyperthreading recomendado)
Windows Light Theme
Outra novidade que chegará com a Atualização do Windows 10 de abril de 2019 refere-se à aparência do Windows, pois terá um tema claro em Ao contrário do modo escuro cada vez mais presente que vemos em todos os tipos de sistemas. É o caso do Mojave, do Android 9 Pie, de aplicativos como o Airmail e seu dark mode ou mesmo do Windows 10.
Windows Light Theme é caracterizado por eliminar qualquer reminiscência de tons escuros que possam aparecer na tela, algo que acontece hoje mesmo optar por usar o tema definido por padrão em nosso computador. Uma mudança radical na estética ao eliminar os tons escuros que envolviam os ícones dos aplicativos e sua lista.
Cortana isola-se das pesquisas
Com o Build 18317 surgiu um dos sintomas que indicavam que a Cortana não estava tendo um futuro promissor, algo que se confirmou alguns dias depois. Cortana separou a caixa de busca e talvez tenha sido o primeiro passo para que ela pudesse ser ainda mais dispensável.
O uso da caixa de pesquisa na barra de tarefas agora inicia a nova experiência de pesquisa interna enquanto Cortana tem um ícone de acesso separadoPode ser o gatilho para que os usuários escolham qual assistente virtual usar por padrão no Windows.
Melhorias no Menu Iniciar
Eles estão separando Iniciar no Windows 10 (ShellExperienceHost.exe) e agora terá seu próprio processo chamado StartMenuExperienceHost.exe. Fica, portanto, isolado e é mais fácil resolver possíveis falhas e erros. Eles o estão testando há algumas semanas e espera-se que seja implementado na atualização do Windows 10 de abril de 2019.
Melhorias na linha do tempo
Timeline é uma melhoria que chegou na Atualização do Windows 10 de abril de 2018 e embora possa haver casos em que você não queira tê-la, a verdade é que é uma função estabelecida que com o Windows 10 de abril Atualização de 2019 considerará o restante dos dispositivos conectados
"É um addon que oferece aos utilizadores a possibilidade de aceder em uma espécie de cronologia temporária de todas as aplicações que temos vindo a utilizar. Com linha do tempo do Windows>"
Borda baseada em Chromium
Uma das surpresas deste ano. A Microsoft estava desistindo do Edge. Na ausência de uma alternativa interessante que nos faça apostar no Edge, a Microsoft decidiu adotar um mecanismo de renderização baseado em Chromium, semelhante ao usado pelo Google Chrome , Opera e Safari.
O objetivo é duplo: por um lado oferecer um navegador web mais compatível e por outro lado facilitar a manutenção Isso seguirá as etapas iniciadas no Android, onde o Edge já abandonou o EdgeHTML para usar o Chromium.
Em paralelo espera-se um novo menu no Edge que oferece aos usuários a possibilidade de compartilhar dados com dispositivos próximos sempre que estiverem conectados ao mesma rede.
Alterações no Windows Update
Por fim, pudemos ver mudanças no Windows Update focadas em facilitar o processo de atualização de nossos computadoresE é que todas as versões do Windows 10 terão a opção que permite atrasar uma atualização. Desta forma, se algo falhar no novo Build, a instalação de segurança não será realizada à força enquanto trabalhamos, pois pode ser adiada por até 7 dias.
É uma função que até agora só estava disponível na versão do Windows 10 Pro e olhando o histórico da Microsoft com as últimas atualizações e seus principais bugs, é a acrescentou que certamente muitos apreciam.