Quer aprender a usar o console do sistema? Esses comandos podem ajudá-lo em seus primeiros passos
Índice:
É preciso reconhecer que essa não é uma opção à qual a maioria dos usuários tem acesso. Eles não fazem isso no Windows ou no Mac. Estamos falando do Console do Sistema no Windows ou do Terminal no macOS. Acesso a funções do sistema operacional que requerem conhecimento específico."
"E é que para interagir com o console do sistema não vamos usar o mouse e em vez disso teremos que puxar o teclado e comandos. Uma série de instruções que podem ser desconhecidas para muitos, então aqui vamos revisar as mais importantes, seja se você deseja começar a testar as possibilidades dessa forma de interação com o PC ou se as esqueceu."
Uma vez dentro do Windows acessamos o Console do Sistema e para isso devemos ir ao Menu Iniciar e na caixa de diálogo escrevemos o comando CMD. Uma janela se abre com um aviso sobre se queremos entrar em Modo Normal ou Modo Administrador"
Comandos para quase tudo
- CD É o principal, o mais básico entre os básicos. É usado para mudar o diretório com a estrutura do cd para ir para o diretório ou pasta específica que marcamos.
- CD.. Adicionamos dois pontos e desta forma podemos sair de uma pasta e ir para o nível superior ou pasta do sistema.
- CHKDSK É utilizado para analisar o disco rígido e assim detectar possíveis falhas. O objetivo é verificar a estrutura lógica do sistema de arquivos e reparar eventuais erros.
- VER É usado para saber o número da versão do nosso sistema operacional.
- PAINEL DE CONTROLE Serve para facilitar o acesso ao Painel de Controle do Windows, economizando tempo por não precisar usar o mouse em vários _cliques_ .
- GETMAC Este comando exibe o endereço MAC do seu computador.
-
DIR Este comando é usado para que o sistema nos mostre o conteúdo da pasta em que estamos.
-
IPCONFIG É usado para acessar informações relacionadas à conexão de rede. Exibe informações sobre o endereço IP, máscara de sub-rede ou gateway padrão.
- RENAME FILE Este comando permite alterar o nome do arquivo e pode até alterar a extensão, algo que no entanto pode causar mau funcionamento em um aplicativo.
- MD FOLDERNAME Serve para criar uma pasta com o nome que indicamos.
- TREE FOLDER Serve para mostrar a árvore de diretórios de uma pasta que indicamos.
- SYSTEMINFO Com este comando podemos obter informação sobre o nosso computador ou sistema (processador, RAM, capacidade de armazenamento, nome do equipamento... )
- CLS Se escrevemos comandos diferentes e não funciona mais, podemos limpar a tela excluindo tudo o que foi escrito com este comando. "
- EXIT Usado para fechar a janela do console do sistema e sair do utilitário."
- HELP Se precisar de ajuda este é o seu comando. Exibe todos os comandos disponíveis.
- COPIAR ARQUIVO DE DESTINO Permite copiar um arquivo para outra pasta que você especificar. Esta é a sua estrutura.
- DO ARQUIVO OU PASTA Como o próprio nome indica, este comando exclui o arquivo ou pasta que marcamos.
- MOVER ARQUIVO DE DESTINO Move um arquivo para o local que indicamos, deixando livre o local anterior.
- WINSAT FORMAL É usado para analisar o desempenho do equipamento e todos os seus componentes (CPU, memória RAM, placa gráfica ou armazenamento unidades).
- DEFRAG Inicia a desfragmentação do disco rígido, igual ao utilitário do Windows.
- DISKPART É usado para obter uma lista de discos ou volumes no computador. É usado com os comandos LIST DISK ou LIST VOLUME.
- SHUTDOWN É usado para desligar o computador diretamente do console de comando do Windows.
- SHUTDOWN -R É semelhante ao anterior, só que serve para reiniciar o computador.
- LOGOFF Este comando é usado para fechar a sessão do usuário que temos ativo no computador.
- FORMAT Comando básico e perigoso usado para formatar a unidade.
Não são todos, mas são os comandos mais comuns, os básicos que devemos levar em conta ao interagir com o Console do sistema."