Uma nova vulnerabilidade de dia zero colocou o Windows 7 e o Windows 10 em risco: a Microsoft já a corrigiu com o patch mais recente
Índice:
Janela está de volta ao pelourinho. E o faz por um motivo desagradável, como a descoberta de uma nova vulnerabilidade que afeta o sistema operacional mais recente da Microsoft. Uma falha de segurança que foi revelada pela Kaspersky Lab e da qual eles falam referindo-se a uma certa gravidade.
Um _bug_ através do qual um hacker mal-intencionado pode assumir o controle total do sistema operacional e que afeta tanto o Windows 7 quanto o Windows 10, sempre em versões de 64 bits e isso era totalmente desconhecido até agora, quando seu surgimento facilitou seu patch com a última atualização.
Uma vulnerabilidade de dia zero
A vulnerabilidade foi denominada CVE-2019-0859 e reside no kernel do Windows. Afeta o Windows 7 e o Windows 10 e permite o escalonamento de privilégios para introduzir malware nos computadores infectados.
É uma vulnerabilidade que permite acesso total ao computador infectado. E por total queremos dizer que o cibercriminoso pode instalar programas, excluir dados, criar novos usuários... conforme vemos uma lista completa de ações.
El problema es que aquí nos encontramos con una vulnerabilidad día cero y se debe a una puerta trasera que explota un error previamente desconocido en o sistema. Uma vulnerabilidade desconhecida no sistema operacional Microsoft Windows que se origina de um backdoor no kernel win32k.sys, por meio do qual um invasor mal-intencionado pode obter o controle do computador.
Uma vez que a infecção é iniciada por meio de um script, outro disponível no Pastebin, o popular site de armazenamento de código-fonte, é executado. Dessa forma, abre a porta dos fundos desenvolvida com um elemento legítimo do Windows, presente em todos os computadores com sistema operacional da Microsoft. Este é o Windows PowerShell. Isso evita a detecção da ameaça enquanto os invasores obtêm o controle do sistema infectado.
A Microsoft corrigiu esse problema com a atualização mais recente lançada no Patch Thursday, por isso recomendamos que você mantenha seu computador atualizado em Em relação às atualizações, se você deseja protegê-lo contra ameaças, incluindo aquelas que até agora eram desconhecidas.
Fonte | Kaspersky Lab Via | Visualizações de hardware