Windows 10 1903 ajudará a Microsoft a modificar sua política de segurança: não veremos sugestões para alterar senhas
Índice:
Em diversas ocasiões falamos nesta página sobre a precariedade de algumas senhas Os guardiões de muitos de nossos dados e de fazer isso estes permanecem seguros, eles não são tão fortes quanto parecem em muitas ocasiões. As listas de senhas não confiáveis refletem isso, algumas listas que se repetem ano após ano. E como se não bastasse, é preciso contar com os que estão expostos.
Para remediar esses problemas, algumas empresas acharam melhor trocar as senhas periodicamenteNa verdade, você já deve ter visto ou encontrado avisos de aplicativos que o aconselham. Você não trocou a chave nos últimos X dias, então é interessante trocá-la novamente. Na Microsoft, essa prática ocorria… até agora."
Mudar a senha não é prático
E é que enquanto aguardamos a chegada da grande atualização de primavera do Windows 10, a empresa emite um comunicado no qual avisa que com o Windows 10 1903 e o Windows Server 1903 mudará sua política de proteção e modificará as políticas de expiração de senha.
O motivo dado no depoimento para justificar essa mudança de cenário pode ser resumido em poucas palavras: o ser humano é desajeitado. Senhas pesadas e longas não servem para nada, assim como também não adianta termos que mudar a senha periodicamente sem repetir a anterior.
Para isso, afirmam que se uma senha nunca é roubada, não há necessidade de trocá-la porque ela expira e se , ao contrário, foi violado, a mudança não deve esperar para cumprir um prazo e deve ser modificada na hora. Nesse caso, eles deixam a pergunta no ar:
Está claro que el cambio continuado y periódico de las claves de acceso no es la solución para acabar con los problemas de seguridad en nuestros equipes. E por isso Redmond deixará de recomendar a troca de senha, o que não significa que essa opção irá desaparecer.
Na verdade será possível continuar configurando a expiração da senha caso o usuário deseje. A opção de segurança de expiração de senha ainda estará presente no Windows 10, exceto que não aparecerá mais como uma recomendação.
Neste sentido, pode ser mais do que interessante o uso do aplicativo Microsoft Authenticator, um aplicativo que permite fazer login na sua conta Microsoft sem senha.Ele depende do celular e do uso de impressão digital, reconhecimento facial ou PIN. Uma utilidade que se beneficiará com a chegada de complementos que farão com que os usuários esqueçam o uso de senhas ou pelo menos como as concebemos até agora.