Microsoft permitirá DNS sobre HTTPS diretamente no Windows 10 para melhorar a privacidade em nossa navegação
Índice:
Uma notícia que nos surpreende esta manhã. Microsoft permitirá DNS sobre HTTPS (DNS-over-HTTPS) directamente en Windows 10, una mejora que no es una novedad, puesto que Google ya hizo lo mismo con Chrome faz uns meses. Mas esse movimento na Microsoft é de fato um passo importante.
Uma melhoria que vai facilitar é que os usuários obtêm maior privacidade ao navegar na rede já que graças a este sistema criptografaria as conexões DNS e ocultaria no tráfego HTTPS comum.Um obstáculo para os provedores de serviços acessarem nossa navegação e os sites que visitamos.
Nossa navegação segura
Antes de continuar, devemos esclarecer em que consiste o DNS sobre HTTPS. Um DNS ou o DNS é responsável por converter as URLs que inserimos no texto em nosso navegador em endereços IP na Internet. Uma troca que é realizada por meio de texto simples, para que um operador conheça nosso histórico de páginas visitadas. Agora, com este sistema, as solicitações e respostas de DNS serão comunicadas por meio de conexões criptografadas.
Com a mudança para DNS-over-HTTPS, baseado no padrão RFC 8484, a privacidade dos usuários é melhorada, reduzindo as ameaças de homem-in-the- middle Além disso, e aliás, a navegação é otimizada reduzindo a latência com tráfego criptografado através de HTTPS.
O novo protocolo, que pode ser embutido diretamente nos aplicativos, permitindo que cada aplicativo ou neste caso o sistema operacional Windows 10, use seu próprio DNSSerá muito mais difícil para os provedores de serviços conhecer nossa navegação, pois eles são baseados em DNS sobre TCP.
Este sistema é semelhante ao usado pela Cloudflare, com seu DNS 1.1.1.1, Chrome ou Firefox e permitirá que você altere o DNS no seu computador e não no roteador, vamos manter nosso histórico de navegação seguro.
Será necessário ver o que pensam desta medida os operadores, os ISPs e parte das organizações que têm competências neste panorama, porque estão a ficar sem possibilidade de gerir e controlar o tráfego na nossa rede.
Via | ITNews. Imagem da capa | Fotógrafo Bêbado