O Windows 10X pode adotar uma solução do tipo Sandbox para executar aplicativos Win32
Índice:
Windows 10X é chamado para ser o próximo passo em termos de sistemas operacionais É uma versão do sistema operacional da Microsoft projetada para ser utilizado com o novo tipo de equipamento que a firma americana pretende lançar, caso não haja mudança de pães, no Natal de 2020. Estamos a falar, claro, do Surface Neo e do Surface Duo.
Ainda f altam muitos meses para a data de lançamento mas aos poucos vamos conhecendo alguns detalhes e características de uma versão do Windows que deve se adaptar às exigências que o computadores vão impor com tela dupla dobrávelAgora sabemos que os aplicativos Win32 e o ambiente seguro Windows Sandbox terão seu lugar no Windows 10X.
Espaço Seguro
Especulou-se inicialmente que o Windows 10X ofereceria suporte para aplicativos Windows UWP. Isso limitou notavelmente a usabilidade de um sistema operacional que tem sua força no número de aplicativos que possui, embora a grande maioria seja do tipo Win32.
Aprendemos agora, por meio de um vazamento, que o Windows 10X suportará o uso de aplicativos Win32 e os executará em um ambiente seguro para para não comprometer a integridade do sistema. Neste caso, estamos falando de algo muito parecido com o Windows Sandbox.
WindowsLatest descobriu um anúncio de emprego no LinkedIn em que a equipe de kernel do sistema operacional Azure Core da Microsoft está trabalhando junto com a equipe do Windows para desenvolver contêineres.Esses containers seriam espaços reservados para executar aplicativos Win32"
Esses aplicativos de formato clássico estariam disponíveis na Microsoft Store, mas também poderiam ser baixados de páginas de desenvolvedores de terceiros.
Já em maio, quando o Windows 10X ainda não tinha um nome definido, vimos como Microsoft considerou o desenvolvimento da chave Windows Sandbox para solucionar problemas de compatibilidade do novo sistema operacional com aplicativos Win32.
"O Windows Sandbox lembra parcialmente os ambientes virtuais. É um ambiente de desktop leve projetado e desenvolvido para que o usuário possa executar aplicativos com segurança em um ambiente isolado É uma função que atualmente está disponível apenas no Windows 10 Pro ou Enterprise, e que está excluído da versão Home.Dessa forma, nenhuma alteração que fizermos será aplicada ao sistema operacional principal e sem medo de um Trojan ou vírus que possa afetar nosso equipamento. E os contêineres seriam algo muito semelhante."
O objetivo é que o Windows 10X tenha um espaço reservado para rodar esse tipo de aplicativo e assim não colocar em risco a integridade do funcionamento sistema em risco. Um conjunto de contêineres ou seções que também seriam compatíveis com as medidas clássicas de segurança do Windows, como o Windows Defender.
Fonte | WindowsLatest