Capturas de tela no Windows 10 não terão segredos: essas combinações permitem que você aproveite ao máximo
Índice:
Fazer uma captura de tela é algo muito comum hoje em dia. Uma função muito útil presente em quase todos os sistemas operacionais que vai além do sempre Print Screen que muitos de nós usamos desde o início dos tempos no Windows.
No sistema operacional da Microsoft, assim como no Mac, existem combinações de teclas que permitem salvar o trabalho evitando ter que usar o mouse para percorrer os diferentes menus. Portanto, revisaremos as principais opções para aproveitar mais as possibilidades oferecidas pelas capturas de tela.
Atalhos Disponíveis
Usando apenas e exclusivamente o Windows 10 vamos dar uma reviravolta na conhecida tecla Impr Pant (Print Screen, Imp Pant ou Pet Sis). Desta forma podemos capturar a tela inteira, mas podemos ir um pouco mais longe adicionando diferentes tipos de captura dependendo de nossas necessidades.
-
PRINT SCREEN: O mais conhecido permite que uma captura de tela normal seja salva na área de transferência. Com este método vamos precisar de um aplicativo de desenho como o Paint para colar o conteúdo da área de transferência e salvar a captura no local que decidirmos.
-
ALT + PRINT SCREEN: Uma combinação que captura a tela ativa e a salva na área de transferência.O que capturamos é apenas e apenas a janela ou o elemento que temos em primeiro plano e, como o anterior, requer um programa para removê-lo da área de transferência.
-
WIN + SHIFT + S: uma combinação que abre as opções para escolher uma zona para tirar screenshot e também salva o conteúdo no prancheta. Com este sistema, os controles Crop e Sketch são abertos na parte superior para escolher entre duas opções de corte para tirar screenshots ou fazer uma captura convencional. Tiramos a captura da área de transferência com um programa de desenho como o Paint.
-
WIN + PRINT SCREEN: faz uma captura em tela cheia que fica salva em uma pasta que decidirmos. É a única opção que nos faz esquecer do Paint, já que o conteúdo não fica na área de transferência, mas é salvo automaticamente no formato .png em sua pasta padrão para capturas de tela
Como alterar a pasta de destino da captura
"Se necessário, você pode querer alterar a pasta atual onde as capturas de tela são salvas. Um processo muito simples que vamos detalhar e que envolve acessar Windows File Explorer primeiro."
Uma vez lá dentro, vamos mergulhar na coluna da esquerda a opção de acessar as Imagens Dentro delas procuramos a pastaScreenshots e clique com o botão direito do mouse para que apareça um menu suspenso, no qual devemos marcar a opçãoPropriedades "
"Abre-se um painel de propriedades e procuramos a opção Localização no menu superior.Veremos uma tela que mostra onde as capturas agora estão salvas e abaixo diferentes opções: Restaurar padrões para ir para o local padrão, Move para mudar de local movendo o conteúdo e Search destination para abrir a pasta atual escolhida."
Escolhemos a opção Mover e então uma caixa de diálogo será aberta com um explorador para marcar o novo destino no qual localizar a pasta em aquele que queremos salvar as capturas de tela. O Windows nos pedirá para confirmar a ação e o processo será finalizado."