Aguardando a atualização do Windows 10 de maio de 2020? Essas considerações de pré-atualização podem evitar alguns problemas
Índice:
- Organize nosso disco rígido
- Copiar, copiar, copiar…
- Mantenha os programas atualizados
- Há espaço suficiente?
- Cuidado com o antivírus
- Procurar dispositivos conectados
- Paciência e aguarde a atualização
Você ainda pode estar esperando a atualização do Windows 10 de maio de 2020 chegar ao seu computador neste momento. Se você possui um dispositivo mais ou menos recente, é pouco provável que receba a mensagem de atualização bloqueada e por isso ainda dá tempo de seguir algumas etapas de segurança para evitar sustos desnecessários durante o processo
Essas são etapas que, como uma rede de segurança, podem evitar que uma falha não apenas interrompa o processo de atualização , mas tome algumas medidas importantes dados com você ao longo do caminho.Dicas em que, acima de tudo, impera a paciência. Resumindo, é uma série de passos a seguir que são sempre interessantes, pelo menos observar, antes de fazer qualquer atualização.
Organize nosso disco rígido
Com um processo de atualização que vai demorar mais ou menos dependendo da conexão de rede ou de fatores como o tipo de disco rígido que usamos, não custa nada levar o oportunidade de colocar um pouco de ordem e limpar do nosso disco rígido, acabando com tudo o que não queremos.
Como não é uma instalação limpa, que melhor maneira de fazer uma revisão dos programas que instalamos e que não podemos uso, bem como todo o conteúdo que pode não ser mais útil para nós. Uma tarefa que pode ser tediosa, é verdade, mas que a longo prazo oferece sua recompensa por ter mais espaço no disco rígido e deixar tudo pronto para ter um sistema operacional otimizado.
Copiar, copiar, copiar…
Algo básico e que não deve ser aplicado apenas antes de uma atualização. Quase como se fosse um mandamento, é imprescindível ter uma cópia de segurança de todos aqueles dados e documentos que consideramos importantes e cuja perda pode ser um problema .
E agora, que deixamos o disco rígido do computador limpo de lixo pode ser um momento ideal para manter tudo seguro Estamos interessado em evitar problemas em caso de uma possível falha ou qualquer incidente que possa ocorrer durante a atualização. Já vimos em um artigo as etapas da estratégia de backup 3, 2, 1
Mantenha os programas atualizados
Já sabemos que a atualização do Windows 10 de maio de 2020 se concentrará nas versões de 64 bits, portanto, ao prosseguir com a atualização, podemos nos encontrar com programas incompatíveis .
E embora não seja usual, se ocorrer este handicap, a origem do erro pode estar em programas instalados que não estão atualizados para as últimas versões. Por isso é interessante revisar os programas instalados e verificar se existem atualizações pendentes, caso não estejam atualizados ou pelo menos nos notifiquem automaticamente.
Há espaço suficiente?
Um dos pontos básicos e relacionado aos dois anteriores, passa por conhecer o espaço livre que temos no disco rígido Um espaço que pode ter se beneficiado da limpeza anterior que realizamos. Você não pode iniciar o processo com alguns gigabytes ou mesmo megabytes livres, pois a atualização nem seria baixada.
Imagine que nosso disco rígido está cheio justamente quando vamos proceder ao download e instalação. Podemos evitar isso revisando e limpando o que armazenamos para atender a todos os requisitos necessários.
Cuidado com o antivírus
Embora neste ponto o Windows Defender esteja presente como um antivírus em um grande número de computadores, ainda existem muitos usuários que possuem um antivírus de terceiros instalado. Programas que podem causar mais de uma dor de cabeça durante a instalação e que podem ser evitados desativando temporariamente seu antivírus para evitar possíveis conflitos.
Isso é para evitar que o antivírus, antimalware… não cause nenhuma interferência durante o processo de atualização.
Procurar dispositivos conectados
É muito importante conhecer esta seção porque se tivermos periféricos conectados ao PC, podemos encontrar algum problema durante a atualização.E embora não seja usual, é aconselhável desconectar todos os periféricos que conectamos ao equipamento.
"Dentre esses dispositivos, devemos destacar sobretudo as unidades de armazenamento externas, controladores de jogos, tablets digitalizadores...não estamos falando tanto de teclados ou mouses, mas sim de outros elementos que podem causar problemas de compatibilidade. Poderíamos dizer que tudo o que não é essencial é suscetível de ser desligado> para evitar possíveis interferências."
Paciência e aguarde a atualização
Vimos como graças à ferramenta Media Creation Tool podemos forçar a chegada da atualização para evitar a espera, mas não podemos esqueça que a Microsoft não recomenda forçar o processo.
Se você já realizou todas essas etapas, você já tem seu computador pronto para aguardar a chegada da atualização do Windows 10 de maio de 2020.Pode demorar algumas horas (ou dias) estar disponível, mas é recomendado esperar e que, se houver falha, nossa equipe não será afetada.
Por precaução, como dizem, trata-se de preparar o PC para atualizar antes de prosseguir com a atualização de primavera. E embora a chegada da atualização esteja sendo progressiva, não custa nada estar preparado.