Assim tão fácil
Índice:
No final de 2017 terminou o prazo para atualizar um PC para o Windows 10 gratuitamente. usando Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 Um prazo que, uma vez ultrapassado, eles teriam que ir ao caixa se quisessem atualizar para a versão mais recente do Windows 10.
Agora, quase três anos depois, queríamos verificar a situação dos usuários que desejam atualizar seus equipamentos e fazê-lo legalmente e também gratuitamente. Ainda é possível? Com o Windows 10 de maio de 2020 no mercado, é possível atualizar para o Windows 10 na versão mais recente?Vamos conferir.
Estamos migrando para o Windows 10
Antes de iniciar o processo, é conveniente levar em conta uma série de dicas que muitos não conhecem, mas que devem ser omitidas. É essencial ter um backup antes de qualquer eventualidade que possa causar falhas no processo e nos fazer perder dados. E dito tudo isso, vamos ao dever de casa.
A boa notícia é que se você tiver um computador com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 instalado você pode atualizá-lo gratuitamente e sem passar pelo checkout… em julho de 2020.
E tudo graças a uma ferramenta totalmente legal, da própria Microsoft. Este é o Microsoft Media Creation Tool, um utilitário que você pode baixar neste link e que o orienta passo a passo no processo.
"Depois de baixar as ferramentas de criação de mídia ou a ferramenta de criação de mídia da Microsoft, basta iniciar o aplicativo e, após aceitar os termos da licença, clicar no botão Atualizar este computador agora>"
A ferramenta de criação de mídia analisará nosso equipamento para determinar se ele atende a todas as condições para poder atualizar (incluindo se podemos ou não ter licença) e cumpri-los nos permite continuar o processo.
Primeiramente o programa procura as atualizações existentes e depois disso nos oferece a instalação, embora nos ofereça a possibilidade de alterá-las queremos manter. Podemos personalizar a instalação do Windows 10.
Se acessarmos esta seção, ela nos perguntará que tipo de instalação queremos. Podemos optar por uma instalação esmagando a existente mas mantendo os arquivos, realizar uma atualização em que apenas os arquivos temporários ou limpos sejam mantidos, apagando tudo em seu caminho."
Por padrão, é definido para manter arquivos pessoais e aplicativos instalados. É interessante avaliar se não é melhor (acho que sim) fazer uma instalação do zero, esse que aparece na terceira opção, então é conveniente ter uma cópia de segurança prévia de tudo o que queremos salvar, pois vamos excluir todos os arquivos.
Neste momento, resta-nos aguardar a conclusão do processo que pode levar mais ou menos tempo dependendo da capacidade do nosso equipe.
Se pularmos de outra versão do Windows 10
"No caso de voar>" "
Uma vez baixado em nosso computador, você deve clicar duas vezes no arquivo Windows 10 Upgrade que acabou de baixar, aceite os termos da licença , e na janela que aparece, selecione a opção Atualizar para a versão mais recente do Windows 10>"
"Quando o Assistente de atualização do Windows 10 verifica a compatibilidade de hardware, o download do Windows 10 começa, sim, da primeira versão para atingiu o mercado.O processo demora mais ou menos dependendo da velocidade da rede que temos em casa."
Durante o processo, vemos como o sistema executa várias etapas. Primeiro prepare a atualização e depois baixe-a em um processo que depende sobretudo da velocidade da nossa conexão.
O próximo passo é o próprio processo de instalação, no meu caso, o que me levou mais tempo. Durante todo o processo, você pode usar o computador normalmente e somente no final o computador solicitará que você o reinicie para concluir todo o processo.
Licença…
"Se você possui uma cópia licenciada do Windows, ela já está vinculada ao seu computador, portanto, ele s alta diretamente para a nova versão que você acabou de instalar e a ativação do sistema ocorre automaticamente. Você pode conferir no menu Configurações na seção Atualização e segurança acessando o menu à direita no espaço Ativação"
Se você não possui uma licença, você pode optar por uma instalação limpa do Windows 10 criando um disco de inicialização usando um USB seguindo o tutorial que fizemos alguns meses atrás. Neste caso, o sistema estará totalmente instalado, pois ao final aparece a opção de entrar com a licença.
"E se você não tiver uma licença? A principal limitação de usar o Windows 10 sem licença é queveremos um aviso na tela nos alertando que devemos "Ativar o Windows 10", para o qual somos convidados a inserir a chave do produto dentro de Activation>"
E é aí que realmente vamos notar quando descobrirmos como temos uma menor capacidade de customização. Teremos acesso a menos opções dentro do menu de personalização, já que não teremos a possibilidade de mudar as cores e papel de parede.
Essas são as duas únicas limitações, já que podemos usar o Windows 10 sem problemas e sem limites de tempo.