Licenças para ativar o Windows 10: tipos
Índice:
Já falamos em outras ocasiões sobre as diferenças que encontramos entre as diferentes versões do Windows 10. E agora vamos saber quais são as possibilidades que podemos encontrar no mercadoao obter uma licença do Windows para o nosso computador.
As licenças do Windows 10 podem ser encontradas em diferentes páginas da web, mas nem todas oferecem o mesmo grau de segurança, os mesmos preços e, claro, nem todas são legais. Pesquisando entre as alternativas, veremos que tipo de licenças podemos encontrar para o Windows 10 e assim poder ativar o Windows em um novo computador.
Licenças: tipos e onde comprá-las
E a primeira coisa é, como lembrete, lembre-se e lembre-se dos três tipos de Windows 10 que vamos encontrar, focando no âmbito doméstico e deixando de lado outros que não são tão interessantes para usuários comuns, como os destinados ao mercado empresarial ou educacional.
-
Windows 10 Home: o básico, aquele que todos conhecemos e que oferece acesso às funções mais importantes do sistema operacional . Como já vimos na sua época, perde para a versão Pro, uma vez que não tem acesso a algumas funções mais avançadas. No entanto, pode ser válido para um grande número de usuários.
-
Windows 10 Pro: em comparação com o anterior, este tem mais funções e opções, mas ao custo de pagar um preço mais alto . Talvez seja destinado a usuários que buscam maiores capacidades de trabalho e que também possuem equipamentos mais potentes.
-
Windows 10 Pro for Workstations: realmente voltado para o mercado profissional. Uma licença que melhora as funções da versão Pro com acréscimos que permitem trabalhar com um maior volume de dados, oferecendo mais estabilidade e segurança contra erros entre outros diferenciais.
E agora, com os três tipos de Windows 10 que podemos encontrar no campo dos usuários normais, é hora de ver onde podemos comprar licenças para ativar nosso PC e o primeiro lugar é, obviamente, a Microsoft Store. A loja oficial da Microsoft oferece licenças para qualquer uma dessas três versões. Quer seja Windows 10 Home, Windows 10 Pro ou Windows 10 Pro for Workstations, estão todos aqui."
O preço neste caso é de 145 euros para Windows 10 Home, 259 euros se quisermos obter uma licença para o Windows 10 Pro ou 439 euros se comprarmos o Windows 10 Pro for Workstations.Os preços são estabelecidos pela Microsoft, mas não é a única alternativa.
E podemos encontrar licenças em outros sites alternativos. Tanto na Amazon, PcComponentes, Fnac... licenças oficiais para usar em um único computador de cada vez, como as anteriores, que sim, podem oferecer um pouco mais preços baixados. Basta como exemplo que o Windows 10 Home pode ser encontrado por cerca de 130 euros contra 145 na Microsoft Store. Mas junto com essas opções, ainda existe outra que pode ser mais interessante.
OEM, Varejo e GVLK
O mais barato são as licenças OEM. OEM é a sigla para Original Equipment Manufacturer, em espanhol Original Equipment Manufacturer e é uma licença dada pelo desenvolvedor, neste caso a Microsoft, ao fabricante do equipamento, para que este possa instalar software em um PC. E embora sejam alternativas oficiais e legítimas, há alguns aspectos a ter em conta e diferenças a qualificar em relação ao tipo Varejo e GVLK
Em comparação com os OEMs, temos os do tipo Varejo, que são aqueles em que o desenvolvedor oferece a licença em uma mídia como DVD ou USB e que pode ser usado tanto para 32 quanto para 64 bits . Podemos usar isso em quantos computadores quisermos, mas com a limitação de um uso simultaneamente.
E junto com OEMs e Varejo, encontramos as licenças GVLK, um modelo que diferente dos anteriores permite o uso simultâneo em diferentes computadores , o que significa que se centram sobretudo no ambiente empresarial, onde uma entidade costuma utilizar um grande número de equipamentos e nenhum dos dois primeiros (OEM e Retalho) é rentável.
Desses três, os do tipo OEM são mais baratos e podem ser mais interessantes para o usuário comum, embora tenham aqueles pontos específicos que devem ser conhecidos. E é que além de estarem focados num tipo específico de sistema (32 ou 64 bits), os do tipo OEM são, como já dissemos, focados na sua utilização num único PC
Desta forma e se mudarmos de equipamento, não poderemos usufruir dessa licença (também pode acontecer quando trocando componentes), algo que sim O que podemos fazer com um tipo convencional ou varejo.
OEM licenses… eye
Entre as licenças OEM podemos encontrar em diferentes páginas web, exemplos de licenças por cerca de 15 euros com as quais ativar um dispositivo. Um custo significativamente menor do que as licenças que mencionamos anteriormente, mas tenha cuidado, e neste ponto deve-se levar em consideração que as licenças OEM que em muitos casos podemos encontrar na rede são licenças roubadas. Além disso, e como já dissemos, apenas os fabricantes têm o direito de usar essas licenças, portanto, a compra e seu uso violam os termos de licença da Microsoft.
Na verdade, basta fazer um tour pelos fóruns da Microsoft para encontrar respostas às questões relacionadas com as licenças OEM e é necessário esclarecer que este tipo de licenças são exclusivas dos fabricantes e a sua utilização pelos indivíduos Não é coberto pelos Termos de Uso da Microsoft.