Microsoft remove Flash do seu PC com esta atualização
Índice:
Foi no final de outubro que vimos como a Microsoft estava dando o toque final no Flash. Através da atualização com o patch KB4577586, o Flash foi sendo removido, mas apenas a versão incluída no Windows 10, não afetando instalações específicas feitas pelos usuários, nem aquelas que incluem navegadores como o Edge. Uma atualização que até então era opcional
Ahora, ya entrado el 2021, Microsoft ha empezado a distribuir dicha actualización para Windows 10 en las versiones 20H2 y 2004 y en ambas destaca un factor: esta actualización elimina Adobe Flash Player de los equipos que se hagan com elas.Uma atualização que também passa de opcional para automática
Removido, mas não de todos os aplicativos
E é que embora o Adobe Flash já tivesse prazo de validade definido, movimento que a Apple já iniciou com o macOS Sierra, agora o que ele faz é colocar um prego a mais o caixão do desenvolvimento da Adobe que cada vez cheira mais a cadáver. E desta vez, o patch KB4577586 é o responsável.
Se você estiver usando o Windows 10 em qualquer uma das versões mencionadas e entrar na seção Verificar atualizações, poderá encontrar a disponibilidade do patch KB4577586. Uma atualização que está sendo implantada progressivamente, portanto ainda pode demorar para chegar à sua equipe. Se disponível, você deverá ver uma mensagem como esta no Windows Update:"
A atualização com o patch KB4577586 é baixada e instalada em muito pouco tempo e para poder aplicá-la é necessário reiniciar o computador. Uma atualização que também se destaca porque é impossível reverter e não pode ser desinstalado, , pelo menos de forma fácil, para que o Flash desapareça para sempre.
É preciso lembrar que o Adobe Flash Player não possui suporte técnico desde 31 de dezembro de 2020 e a própria empresa desenvolvedora, Adobe, It há muito reconheceu o fim da Adobe ao desaparecer de navegadores como Chrome, Safari, Firefox ou Edge. Este passo da Microsoft é mais um passo para o fim do Flash após os momentos críticos que já viveu:
- Apple: Começou a bloquear o conteúdo Flash em seu navegador, Safari, em 2016.
- Google: Deu um passo importante ao remover totalmente o Flash do Chrome no final de 2020."
- Mozilla: Flash totalmente desativado no Firefox em 2019, com suporte mínimo até o final de 2020 no navegador Extended Support Release.
- Microsoft: embora em princípio você tivesse que clicar para ver o conteúdo em Flash, no final de 2020, ele foi totalmente desativado por Microsoft tanto no Edge quanto no Internet Explorer.
- Facebook: A empresa de Mark Zuckerberg instou seus desenvolvedores a modificar seu código e levar em consideração essa situação, para que No final de 2020 o fim veio junto com mitos de plataforma como Farmville.
Claro, como já avisamos, os usuários poderão continuar instalando o Flash por conta própria e ele continuará presente em aplicativos e ferramentas de terceiros que o contenham.Esta atualização remove apenas o Flash Player instalado pela Microsoft, mas não afeta outras instalações de software que foram instaladas manualmente.
Caso você precise usar o Flash novamente, a própria Microsoft detalha os passos a seguir que estão resumidos em duas possibilidades:
- Restaure o dispositivo para um ponto de restauração do sistema anterior. Este recurso deve ser ativado explicitamente e você deve ter criado um ponto de restauração do sistema no dispositivo Windows antes de aplicar esta atualização.
- Reinstale o sistema operacional Windows, mas sem aplicar esta atualização.
Via | Mais recente do Windows