Windows 11 já é uma realidade: tudo isso é a novidade que acompanha o novo sistema operacional da Microsoft
Índice:
- Windows 11: o que há de novo
- Uma atualização por ano
- Microsoft Store renovada e suporte para aplicativos Android
- Melhorias em videogames
- Requisitos do Windows 11
- Inicialização do Windows 11
Chegou a hora da verdade e Microsoft revelou a nova evolução em seu sistema operacional Depois de muitos rumores sobre o Windows 11 com mudanças no a vertente gráfica com o regresso dos widgets, novos ícones, cantos arredondados e menus flutuantes ou alguns requisitos para o poder utilizar, é hora de ver em primeira mão tudo o que a Microsoft quer propor.
"As palavras de Satya Nadella, CEO da Microsoft, ainda ressoam ao anunciar que encontraríamos uma das atualizações do Windows mais importantes da última década e a expectativa era grande.Então, vamos ver o que a Microsoft trouxe para a mesa para voltar a ser ágil e competitiva."
Windows 11: o que há de novo
A primeira coisa que nos chama a atenção é o novo cardápio que já conhecíamos. Os Live Tiles desaparecem e a Barra de Tarefas fica centrada, uma melhoria que era esperada para o Windows 10X e que algumas aplicações como esta que vimos transitaram para o Windows 10 E agora o Windows 11 reposiciona o botão Iniciar, que usa a nuvem e o Microsoft 365 para mostrar arquivos recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que os vimos antes, mesmo se você estiver em um dispositivo Android ou iOS.
Em geral, esta posição é reminiscente da forma do macOS Dock e embora seja centralizada por padrão, eles nos avisam que podemos mudar essa posição clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas.
O novo menu Iniciar agora é diferente. Uma aparência renovada por não ser anexado à barra de tarefas. O menu Iniciar agora está flutuando: Flutua na parte superior da área de trabalho.
Além disso, funciona como esperado e agora os cantos dessa janela pop-up não são nítidos, mas são cantos arredondados. Um design em que não podemos ignorar o desaparecimento dos Lives Tiles, que nos acompanham desde o Windows 8, há quase 9 anos.
Os Lives Tiles são substituídos por ícones, que são usados para iniciar aplicativos, os mais recentes que usamos. Ao lado da área do lançador, outra seção na área inferior onde aparecem os atalhos para documentos e arquivos que acessamos.
Outro aspecto em que melhora é a experiência multitarefa. Junto com a possibilidade de arrastar as janelas para os cantos e assim colocar duas janelas uma de frente para a outra, vem o que eles chamam de Snap Layouts. Podemos colocar as janelas de diferentes formas, ocupando e organizando a área de trabalho com janelas de tamanhos e proporções diferentes."
E para evitar ter que organizar as janelas toda vez, Snap Groups> de janelas na área de trabalho para reutilizá-las sempre que quisermos."
De fato e como exemplo, na apresentação eles mostraram como vários monitores podem ser conectados, que podem ser desconectados sem perder um fluxo de trabalho, já que a área de trabalho se adapta a esses cenários.Além disso, graças aos desktops virtuais, você pode organizar diferentes tipos de tarefas.
Widgets também voltaram, algo que já era conhecido, e agora são chamados de Windows Widgets. Presentes desde o Windows Vista e depois desaparecidos em ação, agora eles fazem uso da Inteligência Artificial e do uso que fazemos dos nossos equipamentos para mostrar conteúdos que nos interessam. Algo semelhante ao que o feed de notícias e interesses faz no Windows 10.
Outro aspecto que era esperado. Integração total do Microsoft Teams no Windows 11. Poderemos usar a plataforma de mensagens do mesmo sistema operacional, algo que foi visto quando o Skype não estava mais pré-instalado no Build vazado.
Destinado ao uso em tablets, o Windows 11 traz agora uma interface que permite o uso de tecnologia háptica Ao tocar na tela, ele responde para tocar gestos ou traços com uma caneta. A propósito, vem um novo teclado que inclui controle de voz.
Uma atualização por ano
Microsoft decide imitar Apple e Android, plataformas que só atualizam seus sistemas operacionais uma vez por ano. As duas atualizações anuais do Windows 10 estão sendo abandonadas para tentar corrigir problemas de estabilidade e desempenho que recentemente afetaram o Windows em versões recentes.
Microsoft elaborou um roteiro para o Windows 11 em que aposta tudo em uma grande atualização por ano e no processo anunciam melhorias no resto das atualizações.Segundo a empresa, eles serão até 40% mais compactos, o que reduzirá o tempo de download e instalação.
Microsoft Store renovada e suporte para aplicativos Android
Outro dos pontos planejados é que com o Windows 11 chega uma Loja de Aplicativos renovada Com o Windows 11 chega a Microsoft Store será aberta para todos os tipos de aplicativos e jogos. Tem uma aparência renovada, pudemos vê-lo desde o primeiro momento.
A nova App Store oferece outra vantagem já divulgada. Especulou-se que os desenvolvedores teriam permissão para enviar aplicativos para a loja no formato .EXE ou .MSI e agora eles confirmaram que a App Store será aberta a qualquer tecnologia: PWA, Win32 ou UPW
Além disso, e como já especulado, querem que a App Store seja atraente e querem alcançá-lo com várias medidas. Por um lado, eles oferecem a possibilidade de os desenvolvedores integrarem seus próprios gateways de pagamento. Dessa forma, eles poderão receber 100% da receita de seus aplicativos e a Microsoft não receberá nada, ao contrário de outras lojas de aplicativos.
Eles podem distribuí-los na loja da Microsoft usando a plataforma de pagamento da Microsoft e outras diferentesUma nova loja onde jogos e entretenimento têm uma seção de destaque Na nova App Store podemos encontrar filmes, séries e programas de TV . Conteúdo acessível a partir de um computador ou tablet com Windows 11, ou mesmo em uma televisão, pois podemos iniciar a reprodução na loja de aplicativos.
Mas a verdadeira bomba vem quando eles anunciam o suporte nativo de aplicativos Android. Isso significa que poderemos usar aplicativos Android no PC como se fosse o celular Teremos que ver como eles implementam, mas a novidade é muito promissor. Era algo esperado, pois o aplicativo Your Phone permitia que você abrisse aplicativos móveis a partir do seu PC.
"Neste sentido, Aplicativos Android aparecerão no menu Iniciar do Windows, e terão ícones dedicados na Barra de Tarefas. inicie com atalhos na área de trabalho e pode ser baixado da Microsoft Store, mas também pode ser instalado por meio da loja de aplicativos da Amazon."
Melhorias em videogames
Também há melhorias no entretenimento e por exemplo Agora é suportado no Windows 11 em Auto HDR, uma possibilidade presente nos consoles. Em títulos compatíveis e em equipamentos que o suportem, a qualidade da imagem será significativamente melhorada. Além disso, o aplicativo Xbox é fortalecido no ecossistema com Game Pass e xCloud como protagonistas.
O uso também é aprimorado graças à API DirectStorage. Uma melhoria que veio com o Xbox Series X e que permite carregar grandes quantidades de recursos de forma especialmente rápida nos jogos, permitindo o uso de títulos mais exigentes.
Requisitos do Windows 11
O que foi revelado são os requisitos para ter o Windows 11 no PC, que podem ser consultados no site oficial do Windows 11. E foi como esperado com os dados oferecidos pelo Build vazado:
- CPU de 64 bits Dual Core
- A capacidade de armazenamento de 64 GB ou mais.
- Você deve ter pelo menos 4 GB de RAM.
- O PC deve suportar TPM 2.0.
- O PC deve suportar inicialização segura.
O problema aqui vem principalmente da necessidade de ter o TPM 2.0, um padrão desenvolvido para garantir a segurança do hardware por meio de chaves criptográficas. Uma especificação deveria ser implementada em computadores fabricados após 2016, pelo menos em teoria, algo que nem sempre acontece e que impossibilita potenciais interessados de dar o s alto para o Windows 11.
Ao lado deste limite também encontramos outro passo lógico, como a necessidade de ter um processador de 64 bits, o que significa que não haverá suporte para processadores mais antigos que são de 32 bits.
Se com todas essas informações você deseja saber se o seu PC é compatível com o Windows 11, siga o guia deste artigo.
Inicialização do Windows 11
Em relação a quando o Windows 11 estará disponível por enquanto sabemos que estará disponível como uma atualização gratuita para novos computadores e em alguns PC's a partir do próximo Natal, o que indica de acordo com o roteiro do Windows 11, o modelo de duas atualizações por ano que sabemos com o Windows 10 foi abandonada. Eles também relataram que oferecerá uma versão de visualização do Windows 11 em uma semana para membros do Programa Windows Insider.
Mais informações | Microsoft