Janelas

Assim você pode verificar se seu computador possui o chip TPM e pode instalar o Windows 11 em seu computador

Índice:

Anonim

Com o lançamento do Windows 11, um dos aspectos mais marcantes são os requisitos para poder instalá-lo em computadores. Dizia-se que poderia ser exigente e, no final das contas, é acima de tudo um aspecto que faz a diferença. A necessidade de TPM, seja na versão 1.2 ou 2.0. E neste tutorial vamos ver como você pode verificar se seu computador possui este componente.

É uma melhoria introduzida nos equipamentos lançados a partir de 2016 e que não está presente nos modelos anteriores e pelos testes que verifiquei no meu PC de teste datado do ano de 2012. Na ausência, Incapaz para instalar o Windows 11.

O que é TPM e para que serve

TPM é a sigla para Trusted Platform Module e é um sistema de segurança que, na forma de um chip, é instalado na placa-mãe do computador. Isso significa que se você não tiver, não poderá instalar o Windows 11, porque não se trata de software.

O chip TPM encarrega-se de proteger nossos equipamentos através da criptografia das chaves do Windows para proteger nossos equipamentos contra ameaças. Este se comunica diretamente com o processador do nosso PC e é responsável por armazenar senhas de administrador, gerenciar sistemas de proteção de dados DRM, gerenciar disco, pasta e criptografia de arquivos, armazenar dados biométricos ou garantir a assinatura pós-digital.

Um processador que nos computadores que o possuem pode ser ativado ou desativado e neste ponto, se você o tiver e ele vier desativado, você pode ativá-lo através do UEFI no seu PC, o que antes era conhecido como BIOS pelas pessoas mais antigas do local.

Como verificar se nosso PC tem TPM

Com duas versões disponíveis, 1.2 e 2.0, agora resta saber se seu computador tem esse chip e isso é algo que podemos fazê-lo seguindo dois caminhos com as ferramentas oferecidas pelo Windows.

"

Como primeira opção e para saber se temos TPM no nosso PC, basta escrever tpm.msc na caixa de pesquisa do menu Iniciar Veremos no lado direito uma ficha com uma chave em forma de ícone, uma figura na qual teremos que clicar."

"

Aqui há duas respostas possíveis e é que o Windows informa que TPM compatível não foi encontrado (esse foi o meu caso) e que por isso seu PC não conseguirá dar o s alto para o Windows 11 ou que apareçam informações relacionadas a este chip, o que significa que você poderá atualizar para o Windows 11."

"

Outra opção é acessar as informações através do Powershell e para isso escrevemos PowerShell>novamente abra o PowerShell com permissões de administrador."

"

Com PowerShell>get-tpm e veremos uma lista com valores do nosso PC. Devemos localizar um com o nome TpmPresent e se o valor que aparece é False>"

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button