Como alterar o design dos ícones da barra de tarefas do Windows 10 sem aplicativos de terceiros
Índice:
"Uma das opções que mais atraem usuários de PC e gadgets com tela em geral, é a possibilidade de customização e no Windows as opções, sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros, são enormes. Podemos alterar temas, papéis de parede e também a aparência dos ícones na barra de tarefas."
"Podemos utilizar vários tipos de ícones na Barra de Tarefas para que um mesmo aplicativo possa apresentar designs diferentes dependendo da configuração escolhida. E é isso que vamos ver neste tutorial: onde as opções estão escondidas e quais estão disponíveis."
Design minimalista ou visual retrô
"Podemos escolher entre diferentes maneiras de exibir os ícones de aplicativos que temos abertos na Barra de Tarefas>De um design mais minimalista a outro mais tosco e reminiscente do passado Janelas."
"Para poder acessar as diferentes opções, a maneira mais fácil é clicar com o botão direito do mouse na área vazia da Barra de Tarefas que está à direita dos aplicativos que abrimos. Outro método é acessar o menu Configurações e procurar a seção Personalização mas o primeiro método é mais rápido."
"Ao clicar na barra de tarefas>minimize o tamanho dos ícones. Basta ativar o botão Usar botões pequenos da barra de tarefas >"
Outra opção para otimizar o espaço é Mostrar badges na barra de tarefas Esta opção é a que permite desabilitar os indicadores do número de notificações que aparecem ao lado do ícone. Desta forma não veremos o número de avisos que temos pendentes em cada candidatura aberta."
"Mas a opção que permite uma mudança mais global é a que aparece na seção Personalização. Teremos que clicar no texto intitulado Combinar os botões da barra de tarefas para abrir um menu suspenso com três opções diferentes. "
Dependendo da estética que mais nos interessa, podemos escolher uma ou outra opção, tendo em conta que podemos reverter as alterações a qualquer momento:
- Sempre ocultar etiquetas: com esta opção acessamos um design minimalista, especialmente se usarmos ícones pequenos. Com este design, os ícones dos aplicativos abertos não mostrarão seus nomes e se, por exemplo, tivermos várias janelas abertas, elas serão agrupadas. É ideal para telas pequenas devido ao pouco espaço necessário. "
- Quando a barra de tarefas estiver cheia: Neste caso, os ícones dos aplicativos abertos exibem o nome em uma caixa mais grosseira e também só serão agrupados se ocuparem todo o espaço da Barra de Tarefas."
- Nunca: Por fim, esta opção faz com que todos os ícones exibam o nome e nunca sejam agrupados. Uma opção de layout que exibe um ícone semelhante ao usado em versões anteriores do sistema operacional, como Windows 7 e anteriores.
Além disso, entre as opções de personalização, a Barra de Tarefas> possui uma seção na qual podemos fazer com que ela se esconda automaticamente e ela só se abre quando o mouse é aproximado, uma opção que eu realmente gosto, pois mostra uma área de trabalho ainda mais limpa."
"Como podemos ver, trata-se de aproveitar as opções oferecidas pelo Windows 10 e não ter que recorrer a aplicativos de terceiros para poder mudar o design oferecido pela Barra de Tarefas."
Editar Ícones
Também podemos personalizar o ícone de cada um dos aplicativos que temos na barra e o passo anterior é editar o acesso icon direct que é aquele na área de trabalho.
"Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse ou trackpad sobre aquele que deseja modificar. Veremos uma janela com várias opções e escolheremos Alterar ícone dentro da aba Atalho Com o motor de busca devemos encontrar um arquivo no disco rígido cuja extensão é .ICO, pois os arquivos PNG, JPG, SVG, etc. não funcionam. No entanto, eles podem ser convertidos para o formato .ICO com muitas páginas da web"
Com o ícone já alterado, basta arrastá-lo para a Barra de Tarefas lembrando que se você estiver alterando um ícone que já está fixado , você deve removê-lo da barra e fixá-lo novamente para que as alterações entrem em vigor."