Como criptografar documentos e arquivos no Windows 10 sem aplicativos de terceiros para melhorar a segurança do nosso PC
Índice:
Com a quantidade de dados que circulam em nossos computadores, segurança e privacidade são dois aspectos aos quais estamos prestando cada vez mais atenção. No caso do nosso PC com Windows, temos uma ferramenta que nos permite criptografar arquivos, documentos e pastas e fazê-lo sem ferramentas de terceiros.
Uma medida mais que prática, quer sejamos simplesmente cautelosos ou se compartilharmos o PC com outra pessoa. Uma forma de limitar o facto de informação sensível poder ser vista por qualquer pessoa, muito fácil de aplicar em poucos passos.
Protegido de olhos curiosos
O objetivo deste tutorial é aprender como criptografar seus arquivos para protegê-los, algo que exigirá apenas alguns passos simples. Desta forma, os dados que criptografamos não podem ser lidos em outro PC.
O primeiro passo para criptografar um documento ou arquivo é nos situarmos no item em que queremos trabalhar. Clicaremos com o botão direito do mouse sobre ela para acessar uma nova janela na qual podemos ver diferentes opções aparecerem.
De todas as opções devemos olhar uma com o texto Propriedades e clicar nela abrirá uma nova janela na qual devemos selecione a aba General."
"Uma janela oferece dados relacionados ao arquivo. Assim podemos ver o tamanho ou a data de criação, mas devemos procurar a seção Opções avançadas que aparece no final da lista. Procuramos e clicamos nele."
Veremos como se mostra uma janela com diferentes opções onde escolheremos a opção Criptografar o conteúdo para proteger os dados. É aquele que permite criptografar o arquivo e uma vez ativado clique em Aceitar."
Veremos uma mensagem de aviso sobre a criptografia de arquivos. Ele nos pergunta se queremos aplicar a alteração apenas a essa pasta ou a todas as subpastas e arquivos (essa é a opção mais recomendável).
Uma vez criptografado o arquivo ou pasta (dependendo do tamanho pode levar mais ou menos tempo), documentos já protegidos serão marcados com um ícone de cadeado em sua visualização e só estarão acessíveis ao usuário que os criptografou.
"Se em algum momento quisermos reverter as alterações, basta realizar os mesmos passos mas agora escolhendo a opção Desbloquear> "
Com estes passostemos nossos arquivos um pouco mais protegidos e sem a necessidade de recorrer a aplicativos de terceiros graças às ferramentas que o Windows incorpora .