Janelas

Se você usar o Windows XP depois de 30 de setembro, não poderá navegar na web devido a um certificado SSL

Índice:

Anonim

Só os mais antigos do lugar se lembrarão do temido efeito 2000. Naquela época, crescia em todo o mundo o medo de uma paralisia generalizada por falha de computador. E agora em meados de 2021 algo semelhante pode acontecer novamente com dispositivos mais antigos, que não poderão mais navegar na Internet com seu navegador habitual

A decisão é motivada pelo fato de que um dos maiores provedores de certificados HTTPS, Let's Encrypt, vai parar de usar um certificado raiz mais antigo a partir da próxima semana.Isso significa que os computadores que não são atualizados, não poderão navegar na Internet E alguns, deixarão de fazê-lo permanentemente, a menos que possam ser atualizados manualmente com via USB.

Sem conexão com a internet

Todo esse problema foi descoberto pelo pesquisador Scott helme e é baseado no certificado raiz que Let's Encrypt usa atualmente, o IdentTrust DST Root CA X3, vai expirar em 30 de setembro, especificamente na Espanha às 16h01min15s. A partir dessa data os telemóveis, computadores e outros equipamentos que o utilizem e que não estejam atualizados, não poderão utilizar o navegador para pesquisar na web a não ser que sejam atualizados, se possível, manualmente.

O problema é que uma vez que este certificado de autenticação raiz expirou, clientes, como navegadores da web, não confiarão mais nos certificados emitidose portanto não será possível navegar.

É o caso de computadores que estão usando um computador com uma versão do Windows XP atualizada com Service Pack 3 ou anterior , o qual pode perder a função de navegação. O mesmo que computadores com versões macOS anteriores a 2016 ou telefones Android com versões anteriores a 2.3.6 Gingerbread. Na verdade, o certificado afirma claramente que expira em 30 de setembro.

A Let's Encrypt é uma entidade sem fins lucrativos e o certificado em questão é responsável por criptografar as conexões entre os dispositivos e a rede para prevenir qualquer um de interceptar os dados gerados entre nossos equipamentos e a nuvem. Se não tiver um certificado atualizado, a partir dessa data não poderá navegar na web e só poderá reverter esta situação se descarregar o certificado e instalá-lo manualmente.

"

Este fato não é algo novo, como cita Scott Helme, isso aconteceu no ano passado, em 30 de maio às 10:48:38 2020 GMT para ser exato, quando a raiz CA externa do AddTrust expirou e afetou vários dispositivos.Marcas como Roku, Stripe, Spreedly e muitas outras tiveram problemas"

Ainda não se sabe qual será o impacto desse problema no mercado de tecnologia. Os equipamentos mais modernos, sejam telefones, computadores, televisões, consoles... não devem ter problemas com certificados atualizados.

Via | TechCrunch Saiba Mais | ScottHelme

Janelas

Escolha dos editores

Back to top button