Janelas

BIOS e UEFI: semelhanças e diferenças entre as tecnologias que controlam o boot de nossos computadores

Índice:

Anonim

Com a chegada do Windows 11 em poucos dias, um dos conceitos aos quais já nos acostumamos é o boot seguro, um dos requisitos para instalar o novo sistema operacional que está presente na UEFI de os computadores que podemos encontrar no mercado. O UEFI é o sucessor do BIOS que todos conhecemos e agora vamos ver como eles coincidem e como eles diferem

UEFI e BIOS. BIOS e UEFi. Duas tecnologias que têm o mesmo propósito e que não é outra senão controlar o arranque do nosso computador e de todos os componentes que arrancam cada vez que carregamos no botão iniciar ligado.

BIOS e UEFI são tecnologias que controlam a inicialização do computador e inicialização de todos os componentes Fazem parte do código isolado e quase inacessível que fica armazenado em uma memória separada localizada na placa-mãe do computador.

BIOS

"

BIOS, um acrônimo para Basic Input Output System>O BIOS inicia os vários componentes, carrega funções como gerenciamento de energia e temperatura do computador e inicia o sistema operacional do PC. "

Ao ligar o computador, a primeira coisa que carrega nele é a BIOS Esse firmware fica então encarregado de iniciar, configurar e verificar se o hardware do computador, incluindo RAM, discos rígidos, placa-mãe ou placa gráfica, está em boas condições.Quando terminar, selecione o dispositivo de inicialização (disco rígido, CD, USB, etc.) e prossiga para iniciar o sistema operacional, dando a ele o controle do seu computador.

Na verdade, parece-lhe que, ao iniciar o computador, você encontra uma série de instruções na parte inferior da tela. Instruções relacionadas a teclas como F10, F2, F12, F1 ou DEL usadas para acessar o BIOS em um computador com Windows e que mudam dependendo do fabricante. Se você pressionar a tecla de atalho atribuída ao BIOS enquanto o computador estiver inicializando, poderá ver a tela do utilitário de configuração do BIOS que está procurando.

UEFI

"

O termo UEFI é um acrônimo para Unified Extensible Firmware Interface>sistema que começou a ter sucesso a partir do ano de 2005, 30 anos após o nascimento do BIOS."

La é o resultado de um acordo entre diferentes empresas de tecnologia (AMD, Apple, Dell, Lenovo, Microsoft...) que criou a UEFI Foundation em 2002 para criar um sistema sucessor do BIOS, mais eficaz e ao mesmo tempo mais seguro e visualmente atraente.

"

Ao acessar a UEFI, o mais prático é fazer através da Configuração do Sistema entrando na seção Atualização e segurança e na zona esquerda clicando em Recuperação Veremos então a opção de Inicialização avançada e um botão Reiniciar agora. Em seguida, em Escolha uma opção, selecionamos Resolver problemas, Opções avançadas, UEFI Firmware Setup e selecione Restart"

"

Ele também pode ser acessado a partir do prompt de comando digitando o comando shutdown.exe /r /o e pressionando Enter. "

Também existem variantes consoante o equipamento utilizado e por exemplo no Surface que utilizo posso aceder enquanto está desligado por apertando o botão de aumentar o volume e ao mesmo tempo apertando e soltando o botão power. Saímos pressionando o botão de aumentar o volume e quando a tela UEFI aparecer, soltamos.

Diferenças e semelhanças

Existem muitas semelhanças entre BIOS e UEFI, pois basicamente ambas têm o mesmo objetivo e fazem a mesma coisa: controlar a inicialização de nossos equipamentos. Mas ao mesmo tempo eles escondem diferenças importantes que veremos agora.

  • O primeiro aspecto onde vemos a diferença é a interface. O UEFI tem um design muito mais fácil de usar do que o BIOS. Enquanto o BIOS ostenta um layout que lembra o MS-DOS e exige o uso do teclado para percorrer as opções, o UEFI permite o uso do mouse em uma interface mais moderna, semelhante à oferecida por um sistema operacional.
  • Com a chegada de um design moderno, o UEFi também melhora em funções, pois pode ser atualizado conectando-se à Internet.

    "
  • UEFI introduziu a funcionalidade Secure Boot>, um dos requisitos para a instalação do Windows 11. O objetivo desse aprimoramento é impedir a inicialização de sistemas operacionais não autenticados horas atrás, vimos a ameaça de proteção contra bootkits, que são executados quando o Windows é iniciado."
  • Enquanto o BIOS é executado em código de 16 bits, UEFI é executado em código de 32 ou 64 bits.
  • A inicialização do computador é mais rápida com UEFI do que com BIOS.
  • UEFI suporta o sistema de arquivos GPT.
  • UEFI tem design modular.
  • Independente da arquitetura da CPU e drivers.
  • Suporta unidades de armazenamento maiores com até 128 partições.
  • UEFI pode ser carregado em qualquer recurso de memória não volátil, permitindo que seja independente de qualquer sistema operacional. Você também pode adicionar extensões de terceiros, como ferramentas de overclock ou software de diagnóstico.
Janelas

Escolha dos editores

Back to top button