Build 2012: evento para desenvolvedores da Microsoft na era Windows 8
Índice:
- Windows Everywhere: O alvorecer de uma nova era
- Volta dos desenvolvedores: serviços do Azure
- Um pouco de tudo: notificações, KinectFusion e telas grandes
Entre terça e sexta-feira do final desta semana, a Microsoft realizou sua segunda feira anual de desenvolvedores em seu campus de Redmond: Build 2012O evento pode não vem em melhor hora após o lançamento do Windows 8 na semana passada e a apresentação final do Windows Phone 8 nesta segunda-feira. Antes que a Microsoft tivesse grande atenção para o evento, não foi à toa que os ingressos colocados à venda em agosto passado se esgotaram em apenas uma hora. Aqui faremos uma breve revisão do que estes quatro dias de conferências nos trouxeram.
Windows Everywhere: O alvorecer de uma nova era
O responsável pelo lançamento da primeira conferência da conferência não poderia ser outro senão Steve Ballmer O CEO da Microsoft aproveitou a oportunidade revelar alguns números de como está o Windows 8 quando for lançado, com aqueles quatro milhões de atualizações vendidas em apenas três dias, e repetir a boa recepção que a empresa recebe em relação ao seu novo sistema operacional. O que para Ballmer é um dos grandes marcos na história da Microsoft, é também uma grande oportunidade para os desenvolvedores graças à integração de seus sistemas em todos os tipos de dispositivos.
Aqui está o 'leitmotiv' da Microsoft atualmente: a experiência completa graças ao ecossistema do Windows. Ballmer apontou o que já discutimos antes nestas partes: smartphones com Windows Phone 8 são os telefones celulares que você deseja ter se tiver o Windows 8.E para desenvolvedores, esta é uma oportunidade de ouro para criar aplicativos que aproveitem todo esse novo ecossistema.
Durante grande parte da conferência, Ballmer conduziu uma demo do Windows 8 e Windows Phone 8 em uma variedade de hardware. Todos eles ativados com sua conta pessoal para mostrar os benefícios da sincronização proporcionada pelo novo Windows junto com o SkyDrive. Esta demonstração foi seguida por outras realizadas por Steve Guggenheimer, um dos vice-presidentes da empresa, para mostrar vários aplicativos preparados para o Windows 8. Entre eles estavam o Skype, o AutoCAD e o estranho jogo que podemos controlar conectando um controle do Xbox ao Surface.
Para os participantes do evento foi um bom primeiro dia, pois na mesma conferência souberam que a Microsoft ia dar a todos um Surface RT com Touch Cover e 100 GB de armazenamento SkyDrive totalmente grátis, em além do Lumia 920 que a Nokia também decidiu dar a eles.
Volta dos desenvolvedores: serviços do Azure
Build é um evento para desenvolvedores, então o restante das conferências foram mais técnicas e focadas nas ferramentas que a Microsoft disponibiliza para construir aplicações. Este ano o foco está na nuvem e nas possibilidades que ela oferece Windows Azure
A gigante da informática aproveitou para apresentar alguns dos novos serviços e utilitários que estarão disponíveis em sua plataforma a partir de agora. Isso inclui a Windows Azure Store que, assim como o restante das lojas, coleta aplicativos da Microsoft e de desenvolvedores terceirizados especialmente projetados para os serviços do Windows Azure.
Além disso, em Redmond eles aproveitaram para revelar alguns detalhes de seu programa para startups focado em Windows AzureDez deles já estão trabalhando na sede da empresa ao lado de desenvolvedores da Microsoft para apresentar seus produtos no Azure em janeiro do ano que vem. Como o movimento é demonstrado em movimento, nada melhor do que mostrar o uso que a própria empresa faz do Azure com uma demonstração de como eles usam seus serviços para testar o Halo 4 durante seu desenvolvimento.
Como é habitual neste tipo de conferências, a Build 2012 também lançou um 'hackathon' para que as equipas que desejam desenvolver aplicações nos poucos dias que dura o evento. Os vencedores de cada categoria levaram para casa US$ 2.500 e os holofotes de seus aplicativos, incluindo aplicativos de compartilhamento de fotos e jogos socialmente infundidos.
Um pouco de tudo: notificações, KinectFusion e telas grandes
Este tipo de evento é sempre fonte de alguma notícia interessante, novo produto ou funcionalidade que não deve ser esquecida e a Build 2012 não foi exceção.Esses dias soubemos que a Microsoft estava preparando um sistema de notificação para Windows Phone que ficou de fora da versão 8 por f alta de tempo.
Além disso, a divisão Xbox da empresa aproveitou para apresentar alguns dos avanços do Kinect que em breve estarão disponíveis para os desenvolvedores. Um dos recursos futuros que o SDK do Kinect para Windows receberá é KinectFusion Esta ferramenta permite tirar fotos de objetos ou mesmo salas inteiras e reconstruí-los como modelos 3D diretamente em nossos computadores.
Outra das estrelas que marcou presença na primeira conferência da conferência foi o impressionante ecrã multitoque de 82 polegadas apresentado no Essas linhas. É o produto da compra da empresa Perceptive Pixel realizada pela Microsoft em julho passado.Claro, tão gigantesco quanto seu tamanho é seu preço, que chega a US$ 30.000. Embora Steve Ballmer espere que esse tipo de hardware se torne mais acessível em alguns anos, eu teria me contentado com um Surface RT como o que os participantes do evento usaram.
Mais informações | Versão 2012