Vendas do Windows 8 estão abaixo das previsões da Microsoft
Índice:
Hoje acordamos com manchetes vindas do outro lado do Atlântico trazendo os primeiros ventos de possíveis tempestades futuras: Vendas do Windows 8 estão significativamente abaixo das previsõesque a Microsoft fez.
A principal fonte da notícia tem sido o blog especializado de Paul Thurrott que se refere a pessoas da própria Microsoft, onde baterias distantes começam a ser ouvidas e soam os primeiros alarmes , depois que a euforia após os anúncios iniciais sobre a venda de 4 milhões de atualizações para o Windows 8 nos primeiros dias de lançamento ficou para trás.
Mas já se passaram três semanas e, assim como escrevi no artigo sobre os pontos negros na distribuição de máquinas Windows 8, Paul diz que a Microsoft culpa principalmente o hardware dos fabricantes. Que eles não estão fornecendo suporte suficiente e necessário para o novo sistema operacional (parece que eles estão cozinhando feijão em todos os lugares).
As causas de vendas abaixo do esperado
Mas, fazendo uma análise mais profunda, o autor considera que existem sérios problemas e impedimentos que podem fazer com que o Windows 8 se torne um novo desastre como o Vista foi, um sistema operacional que não teve a chance que merecia. Pelo menos, quem escreve estas linhas nunca conseguiu instalar, s altando diretamente do Windows XP para o Windows 7 beta.
Thurrott enumera motivos como o erro de colocar no mercado um excelente computador como o Surface, com a versão hyper-cut do Windows 8, a versão RT. E continue esperando a versão completa na máquina x86 por pelo menos janeiro. Abrindo as portas para as primeiras comparações com Android e iOS contra o menos potente Windows 8; e isso faz com que os compradores tomem a decisão de esperar.
Ele também é contundente ao criticar a "estupidez" da Microsoft por ignorar a situação econômica mundial e principalmente na Europa. Possivelmente este é o pior cenário para se fazer uma aposta tão arriscada com uma crise galopante que está fazendo os níveis de consumo despencarem, como indicam as estatísticas. E que a incerteza do consumidor não para de crescer diante da incerteza da evolução das macroeconomias.
Sem falar que as empresas não só estão muito satisfeitas com o Windows 7, mas muitas ainda usam o Windows XP, e que a última coisa que pensam para gastar seus orçamentos cada vez menores é renovar seu parque de sistemas operacionais.
Outra causa, segundo o autor e com a qual não concordo inteiramente, de o Windows 8 estar a vender menos do que o esperado advém de uma certa confusão por parte do potencial comprador face a uma enorme oferta de tipos de dispositivos, o conhecimento de que a Intel está se movendo rapidamente para alcançar os concorrentes no mercado de tablets e híbridos e que, em suma, agora existe uma oferta excessiva de uma variedade de hardware para definir o melhor dispositivo com a melhor relação qualidade/preço ou, simplesmente, aquele que melhor se adapta às necessidades particulares de cada comprador.
Vamos ver o que acontece com o passar dos meses e a chegada dos resultados trimestrais da empresa. Mas esta notícia pode dar mais sentido à surpreendente saída de Steven Sinofsky, responsável final pelo Windows 8.
Via | Super Site do Windows de Paul Thurrott em XatakaWindows | De acordo com Ballmer, as vendas do Surface tiveram um começo modesto