Bing

A Dell abrirá o capital e voltará para mãos privadas com a ajuda da Microsoft

Anonim

Após um mês de notícias sobre a reconversão da Dell e sua possível abertura de capital, hoje chegou a solução definitiva. A empresa será readquirida pelo capital privado, encerrando assim sua listagem pública. Desta forma, a gigante informática põe fim a quase 25 anos de presença na NASDAQ e regressa a mãos privadas com a intenção de proceder a uma forte reestruturação das suas principais linhas de negócio para responder aos novos desafios daquele pós-guerra .-PC de que tanto se fala.

O valor da compra totaliza 24.400 milhões de dólares, mais de 18.000 milhões de euros. O negócio foi financiado por um mix de investidores, incluindo, entre outros, o próprio CEO da empresa, Michael Dell, grandes fundos de investimento como Silver Lake e MSD Capital, e também a Microsoft, que concede um empréstimo de 2.000 milhões de dólares para a operação . Os acionistas da Dell receberão US$ 13,65 por ação. 25% a mais em relação ao preço de 10,88 dólares em que a empresa estava listada em 11 de janeiro, dia em que os rumores começaram a circular.

Dell há muito tempo sofreu em primeira mão a estagnação do mercado de computadores pessoais. Sem ir mais longe, no ano passado mais de um terço do seu valor ficou no chão. Voltando a ser privada, a empresa ganha a liberdade de fazer todas as mudanças que julgar necessárias sem estar sujeita ao controle periódico dos acionistas. A opção vinha sendo cogitada internamente desde agosto de 2012, até a noite de ontem, quando os membros do conselho de administração se reuniram e votaram a favor da operação, que deve ser aprovada pelos acionistas.

A presença de Microsoft foi fundamental para fechar o negócio. Sua participação na operação será de 2 bilhões de dólares a título de empréstimo. De Redmond, eles publicaram uma breve nota explicando seu envolvimento:

A verdade é que sua intenção de obter em troca alguma capacidade de influenciar o futuro da fabricante de computadores parece ter sido um dos últimos pontos a resolver antes de fechar o negócio. Segundo fontes familiarizadas com o processo, a intenção da Microsoft era que a Dell mantivesse seu compromisso com o Windows diante da possível transformação da empresa e sua intenção de depender menos no negócio de computadores pessoais. Outras fontes também citam o interesse no portfólio da empresa do Texas com mais de 2.400 patentes.

Com esta ação, a Microsoft obtém uma relação estratégica com a qual tem sido um dos seus principais 'parceiros' ao longo destes anos.Se com a ajuda da Nokia abordaram um fabricante de telemóveis, com a actual ajuda da Dell aproximam-se de um dos maiores fabricantes de computadores pessoais do mundo. Será interessante saber a reação de outros parceiros que já demonstraram preocupação quando de Redmond optaram por abordar a fabricação de hardware com o Surface.

Via | The Verge Mais informações | Imagem da Dell | Cortesia da Dell Inc.

Bing

Escolha dos editores

Back to top button