O que é uma empresa de dispositivos e serviços?
Índice:
- Antes: Simples Empresa de Software
- Microsoft e seus dispositivos: azar
- Microsoft, seu software e serviços
- A partir de agora?
A última grande reorganização da Microsoft caracterizou-se por colocar os diferentes departamentos da empresa em torno de uma ideia: dispositivos e serviços . É uma expressão que já ouvimos e usamos muitas vezes em nossos artigos.
O que realmente significa que a Microsoft está se tornando uma empresa de dispositivos e serviços?
Antes: Simples Empresa de Software
Microsoft, historicamente, o que ela tem feito é construir ou comprar um produto de software, e estabelecer parcerias com diferentes fabricantes que serão os os que cuidam da parte de hardware.
Desta forma, a IBM, HP, Compaq, Acer ou ASUS de vez encarregam-se de construir as máquinas que irão, em última análise, rodar a versão do Windows de vez.
Um exemplo poderia ser o Xenix, primeiro sistema operacional lançado pela empresa, que nunca foi vendido para o usuário final: sempre por meio dos fabricantes, a quem licenciou o sistema operacional.
Microsoft e seus dispositivos: azar
Como podemos ver, a Microsoft sempre foi uma empresa de software que colaborou mais ou menos estreitamente com outros fabricantes para que eles lançassem seus produtos com o Windows. Embora em algumas ocasiões tenha ousado lançar seus próprios dispositivos
Para dar alguns exemplos, a Microsoft lançou sua linha de tocadores de MP3 com o nome Zune, além de telefones celulares como os smartphones Kin One e Kin Two. Esses dispositivos nunca foram vendidos fora dos Estados Unidos devido à sua baixa aceitação.
O primeiro golpe que a Microsoft deu aos dispositivos foi o console Xbox, e principalmente a segunda geração deste console. Embora um console de videogame ainda seja um produto de nicho, voltado para um público bastante específico (embora amplo, por outro lado).
Surface é a incursão definitiva da Microsoft em hardware proprietário, e embora não possamos dizer que foi um sucesso para Podemos dizer que o A empresa de Redmond determina muito a estratégia que a empresa seguirá a partir de agora.
Microsoft, seu software e serviços
"Todos, todos, todos os usuários de computador já usaram um serviço online da Microsoft. O correio do Hotmail, a mensagem instantânea do então chamado MSN Messenger... Após o fiasco que o MSN provocou, sua tentativa de criar sua própria Internet, soube posicionar seus serviços, que se tornaram um dos mais utilizados entre os consumidores ."
E um belo dia, surgiu o Google, seu serviço de e-mail, e varreu muitos de seus usuários. A tal ponto que, em 2012, o serviço de e-mail mais utilizado foi o seu. As redes sociais e seus serviços de bate-papo também foram um golpe muito sério em seu sistema de mensagens instantâneas. E o Bing (e antes dele renomeado) nunca chegou a liderar nada.
Os serviços da Microsoft quase sempre foram um ralo onde as contas foram, embora, por outro lado, sejam agora mais importantes do que nunca, considerando que todos os seus dispositivos (móveis ou não) estão integrados com eles.
Las nuevas tendencias, por otra parte, están haciendo que aplicaciones que antes se vendían como producto ahora se alquilen y se ofrezcan como servicio, añadiendo además algunas ventajas posibilitadas por la casi ubicuidad de las conexiones a Internet y a nuvem.O Office 2013 é oferecido como software como serviço e não é um experimento: é um modelo que veio para ficar.
E, para além disso, e um pouco à parte, existe o Azure, o serviço de cloud computing da Microsoft com o qual apoia todos aqueles que necessitam de realizar cloud computing. Streaming de vídeo, banco de dados e armazenamento de arquivos, máquinas virtuais... Não é o serviço mais utilizado, mas é mais do que suficiente.
A partir de agora?
A partir de agora a Microsoft está estabelecida em torno das duas áreas que mencionei:
- Por um lado, serviços, promovendo os serviços online da empresa (Outlook.com, Bing, Xbox Live e relacionados.. . ) como seu software as a service (Office 365), sem esquecer o Azure, serviço de computação em nuvem da empresa.
- Por outro lado, dispositivos que são totalmente integrados com esses serviços e entre si. Windows Phone (ainda não fabricado pela empresa no estilo Surface), mais hardware de marca própria ou Xbox.
No entanto, é importante destacar que, embora administrativamente haja divisões, A estratégia da Microsoft é única como empresa Antes da Microsoft ser uma fusão de divisões pouco relacionadas entre si, com sua própria estratégia e sua própria estrutura; agora, é uma Microsoft, uma empresa com um propósito.
Imagem | ToddABishop