Ballmer defende a estratégia do Windows em todos os dispositivos e sistemas
Índice:
- Aplicativos em todos os sistemas: Office no iPad
- Windows em todos os tipos de hardware
- Concorrência em todas as frentes
Steve Ballmer participou estes dias num simpósio organizado pela consultora Gartner e aproveitou os seus minutos de palco para responder a algumas questões e explicar um pouco mais o que está na base da ideia que defende deum Windows em várias telas e dispositivos Segundo o ainda CEO da Microsoft, os consumidores exigem um sistema integrado, o que significa atender tanto ao hardware que fazem quanto aos softwares que desenvolvem.
É justamente neste último que o maior esforço deve recair: na interface do usuário, nas ferramentas para desenvolvedores e em uma plataforma comum para Windows que funcione em um mundo muito diversificado de dispositivos e sistemas.Ballmer garantiu que logo veremos progressos nesse sentido, já que a experiência única chegará mais cedo ou mais tarde, embora não tenha indicado nenhuma data.
Aplicativos em todos os sistemas: Office no iPad
"A estratégia não envolve apenas ter um sistema unificado para computadores, tablets, celulares ou televisores; Também significa ter boa parte dos aplicativos da Microsoft em sistemas concorrentes. Como explica Ballmer, a Microsoft precisa criar um único sistema operacional, bem como um único ambiente com base no que o dispositivo sabe sobre você."
Consequência disso é o anúncio feito por Ballmer de que um Office tátil chegará em algum momento no iPad Claro, sempre depois estar disponível em seu próprio sistema: Windows 8. Por enquanto, o Word e o Office são otimizados para serem usados com teclado e mouse, mas uma interface de toque para o Office está sendo desenvolvida.
Ballmer também disse que planeja portar outros serviços essenciais para o iPad. O Lync e o OneNote já estão disponíveis para o tablet da Apple e, embora o Outlook possa fazer sentido, Ballmer acha difícil acreditar que o pessoal da Cupertino permitiria que eles o disponibilizassem sem prejudicar.
Windows em todos os tipos de hardware
O software e a interface do usuário são essenciais para a integração do universo Windows. Já vimos como há um número significativo de pessoas focadas nisso e a empresa possui um guia de design próprio para todos os sistemas e aplicativos. Mas Hardware também é hardware e na Microsoft eles não esquecem disso.
"Ballmer garantiu que o relacionamento com os OEMs mudou no ano passado, e a Microsoft passou muito tempo conversando com seus parceiros sobre a necessidade de avançar para a integração. Nas palavras de Ballmer, vemos um mundo com Windows que é heterogêneo e as coisas ficam muito mais fáceis se avançarmos com a integração>"
Com a compra da Nokia, os Redmonds ganharam muita experiência na fabricação de dispositivos móveis. Juntamente com a experiência com o Surface, isso significa que a empresa tem capacidade para fabricar tablets e celulares próprios. A pergunta obrigatória é se eles vão subir o próximo degrau, que seria interferir na fabricação dos próprios PCs.
"Em relação a esta última questão, Ballmer evitou comentar sobre a possibilidade de comprar um fabricante de computadores O CEO da Microsoft brincou que sua empresa já estava funcionando em um PC com Windows 8 com tela de 82 polegadas, que fica ótimo na parede, mas não é muito portátil>"
Concorrência em todas as frentes
Indagado sobre sua maior competição, Ballmer não quis apontar nenhuma em particular, explicando que no momento em que focam em uma, surge uma nova onde não esperavam.Exemplos são a Apple e a Samsung, empresas que hoje lucram mais do que qualquer outra e cuja situação o próprio Ballmer jamais teria imaginado cinco anos atrás.
A Microsoft precisa estar em todos os lugares porque é isso que os consumidores exigem, assim como seus principais rivais que estão tentando competir nas mesmas áreas. A vantagem da Microsoft é que, até agora, eles tiveram ">
Via | ZDNet Em Genbeta | Office chegará ao iPad após o lançamento da versão touch no Windows