Windows 8.1 já supera o Linux em penetração no mercado
Índice:
- Windows detém 90% do mercado
- O obstáculo do XP e a migração para o Windows 7
- Tablets e celulares
- Navegar na Internet a partir do computador
- Conclusões
Muitas vezesdebates tecnológicos são mais como uma briga de carneiro, ou entre torcedores de times de futebol.
Especialmente quando, como um usuário satisfeito do ecossistema da Microsoft, estou enfrentando um obstinado Linux, Mac ou qualquer fã convicto do Anti-Microsoft.
O que acontece é que finalmente o tempo e os números colocam cada opinião em seu lugar; partindo de um profundo respeito pela opinião de cada usuário, e da convicção de que ele sabe exatamente o que quer e o que lhe convém.
Windows detém 90% do mercado
Assim, no último gráfico do NetMarketShare pode ser visto como o Windows 8.1, com pouco mais de duas semanas de lançamento, já superou todas as versões do Linux juntas no mercado.
Sendo uma atualização, você pode ver como está devorando o espaço do Windows 8, que ainda - e com pouco mais de um ano à venda – sozinho tem mais números do que todos os seus rivais juntos: Linux, Mac OS e outros.
E s altando para uma visão global, o Microsoft Windows continua a deter uma impressionante participação de mercado de +90% com mão de ferro. Isso não se consegue apenas com marketing – difícil de superar o da Apple -, nem com manobras monopolísticas.
Se não com um trabalho de qualidade que aporta o valor necessário aos utilizadores mais inesperados e desconhecidos nas mais variadas situações e necessidades; que se mantém fiel a um usuário que, como todos sabemos, não se casa com nenhuma tecnologia (como veremos a seguir).
O obstáculo do XP e a migração para o Windows 7
No entanto, nem tudo pode ser alegre ao estudar esses números, porque é muito preocupante que um em cada computador que roda o Windows ainda use o Windows XP. Um sistema operacional obsoleto que também impede o acesso a novas tecnologias como o Internet Explorer 11.
As empresas, sobretudo, estão ancoradas em uma significativa resistência à mudança; e os custos ocultos e as consequências do uso de um sistema tão antigo não são percebidos como críticos o suficiente para lidar com o custo da migração.
Além disso, pelo que pode ser obtido, está sendo migrado para o Windows 7 – vencedor geral entre os sistemas operacionais de Redmond -; desperdiçando a oportunidade de ter o que há de melhor e mais avançado, pela resistência que vem (surpreendentemente) dos tomadores de decisão e assessores técnicos, não dos usuários.
Tablets e celulares
Perda de tempo da Microsoft e reflexos lentos em relação ao Windows Mobile e seu sucessor Windows Phone, ainda está pagando caro .
Apesar dos bons números que se ouvem sobre o aumento substancial das vendas de telemóveis Nokia em todo o mundo, a verdade é que este sistema operativo está atrás dos actuais players do mercado. Muito atrás.
O fato de BlackBerry, Symbian ou até o Kindle estarem à frente, causa preocupação e nos faz refletir sobre a dura jornada pelo deserto que você está passando desnecessariamente o Windows Phone; tendo em conta que o Windows Mobile era o rei absoluto nos incipientes Smartphones, deixando o iPhone e o Android comerem a torrada.
Navegar na Internet a partir do computador
Nos navegadores não houve muitas surpresas no geral, dado o uso de 90% do Windows no setor Desktop, está se tornando cada vez mais confuso e diversificado.
Internet Explorer varre seus concorrentes; Refira-se que o Firefox bate o Chrome, que parece estar em declínio (talvez consequências do abandono do “Don't Be Evil”?); e que o bloqueio de usuários do Windows XP no Internet Explorer 8 continua e cresce, já que as seguintes versões do navegador não são suportadas em uma tecnologia com mais de uma década.
Também estou muito surpreso que quase 5% dos usuários ainda estão usando a versão 6 desatualizada do IE. Uma versão que atualmente impede uma experiência de usuário minimamente decente para o navegador.
E isso me surpreende porque estamos falando de milhões de pessoas que decidiram (ou decidiram por elas) que não vale a pena atualizar; coisa que é livre e transparente.
Conclusões
A Microsoft está indo bem em seu mercado principal, mas os usuários não estão vendo valor suficiente para migrar diretamente para o Windows 8.
Aqueles de nós que usam o Windows Phone são verdadeiros “pássaros raros”, ainda há um longo caminho a percorrer e a Microsoft não pode cometer um único erro.
Finalmente, se você estiver usando o Windows XP… pelo amor de Deus, atualize!!
Mais informações | NetMarketShare Web