Microsoft no iWork: "não é uma ameaça séria
Esta semana a Apple apresentou o Mac OS X Mavericks e também disse algo sobre o iWork se tornar gratuito. Muitos viram isso como um ataque direto ao Office. Outros praticamente riram, e um deles é Frank Shaw, vice-presidente corporativo de comunicação da Microsoft
Tim Cook disse na apresentação que outros fabricantes de tablets ficaram confusos e não sabiam o que estavam fazendo. Shaw começa nesse ponto:
Embora eu discorde do fato de que o Surface é acessível (eles não são caros pelo que oferecem, mas também não são baratos), Shaw mostra que A Microsoft sabe exatamente o que está fazendo e o que você deseja alcançar com sua estratégiaSempre foi claro e, embora a execução tenha sido duvidosa em alguns aspectos, você não pode dizer que os de Redmond estão confusos.
"A Microsoft entende como as pessoas trabalham melhor do que ninguém e literalmente escreveu o livro sobre como ser produtivo com o Office e o Windows, e toda essa experiência os ajudou a criar um dispositivo como o Surface."
"Sobre o iWork, ele começa forte: o iWork nunca teve muita tração e já tinha um preço que parecia uma reflexão tardia. E por isso mesmo não o vê como algo revolucionário ou surpreendente:"
E Shaw está absolutamente certo sobre isso. O Surface já tem o Office incluso de graça, e acho que nem Tim Cook pode argumentar que o Office é superior ao iWork Para dar um exemplo curioso, diz-se que existem mais programas escritos em planilhas do Excel do que em qualquer outra linguagem de programação.
No entanto, eu não compartilharia todo o otimismo de Frank Shaw. É verdade que o reinado do Office não vai ser quebrado pelo iWork, por mais gratuito que seja, mas a Microsoft não está neste momento a permitir-se desprezar os movimentos da concorrênciaComo disse meu colega Jaime Novoa da Genbeta, eles não podem esperar muito mais para dar o s alto para os tablets iOS e Android.
Sim, é verdade que então o Surface e outros tablets Windows perderiam vantagem, mas não todos. iOS e Android ainda são brinquedos para realizar tarefas complexas (programar, escrever documentos, desenhar...), embora não seja impossível, é difícil e incômodo. O Windows está mais bem preparado para essa dualidade entretenimento/produtividade do que sua concorrência, e essa vantagem não desaparecerá mesmo que o Office também esteja em outros sistemas.
Por outro lado, estar em mais sistemas tornaria o Office ainda mais atraente. Que outra suíte de escritório estaria no Windows, Mac, iOS, Android e Windows Phone? E não se trata apenas de ser, trata-se de ter uma sincronização perfeita entre todos os dispositivos.Nem o iWork nem ninguém está ameaçando o Office nem um pouco, mas Microsoft também não pode descansar sobre os louros
Via | Blog da Microsoft