A União Europeia aprova a compra da Nokia pela Microsoft
O que talvez tenha sido o último grande obstáculo para fechar a a compra da Nokia pela Microsoft acaba de ser superada. As autoridades reguladoras da União Europeia deram hoje sinal verde à operação e anunciaram-na através de um comunicado de imprensa.
No comunicado, a Comissão Europeia afirma que a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia pela Microsoft não representa riscos para a concorrênciaDe acordo com seus Na avaliação, as atividades das duas empresas do setor não se sobrepõem e não representam risco de expulsão de outros atores.Em particular, a Comissão refere-se ao mercado de smartphones e dispositivos móveis, onde fortes rivais como a Samsung ou a Apple estão em condições de continuar a competir.
A Comissão também investigou as consequências da unificação de um fabricante de celulares e a empresa por trás do software instalado neles. Em suas conclusões, afirma que a participação de mercado da Microsoft é limitada e que é improvável que Redmond restrinja o uso de seu sistema operacional móvel por terceiros. O mesmo vale para alguns de seus aplicativos, como Office ou Skype, e seu software comercial.
Da Comissão Europeia não acreditam que a Microsoft adote uma estratégia para restringir o uso e acesso aos seus produtos E se o fizerem , eles consideram que não afetará seriamente a concorrência, pois existe uma grande variedade de aplicativos e serviços alternativos aos seus. Eles ainda afirmam que tal estratégia poderia enfraquecer a competitividade de alguns de seus próprios produtos, como o Skype.
Onde a Comissão não está tão convencida é na seção de patentes. A parte do acordo que envolve a licença de patentes da Nokia pela Microsoft fica de fora da avaliação, mas a Comissão garante que permanecerá vigilante para evitar qualquer tipo de abuso de posição dominante por parte das partes envolvidas.
Além deste último, as autoridades da União Européia abriram caminho para que a divisão de dispositivos e serviços da Nokia se tornasse parte da Microsoft. Depois de receber o sinal verde dos acionistas da empresa finlandesa no mês passado e das autoridades americanas no início desta semana, aquisição pode ser virtualmente fechada
Via | ZDNet > Europa.eu Em Xataka Windows | Microsoft compra Nokia