Quem é Satya Nadella?
Índice:
- Sua carreira e chegada à Microsoft
- Uma vida inteira em Redmond
- Satya Nadella enfrentando seu maior desafio
Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft Seu nome está em discussão desde o início, mas não foi até o últimas semanas, quando ganhou destaque. Nadella acabou assumindo a posição contra outros rivais que pareciam partir de uma posição melhor.
Nadella passou metade de sua vida na Microsoft, mas sempre manteve uma posição interna discreta. Nos últimos anos começou a ser conhecido por seu bom trabalho à frente da divisão 'Servers and Tools' e na construção do Windows Azure. Agora que ele será o novo chefe, nada melhor do que conhecê-lo e o que ele fez na Microsoft para entender a decisão do conselho de administração.
Sua carreira e chegada à Microsoft
Satya Nadella nasceu em Hyderabad, na Índia, em 1967. Depois de crescer jogando críquete, um esporte que ela diz ter lhe ensinado muito sobre liderança e trabalho em equipe, ela estudou Engenharia Elétrica em seu país natal na Universidade de Mangalore. Mas seu interesse era por computação e acabou se mudando para os Estados Unidos para estudar Ciência da Computação na Universidade de Wisconsin. Seu currículo acadêmico é completado por um MBA pela Universidade de Chicago.
Sua carreira começou no departamento de tecnologia da Sun Microsystems, onde não duraria muito. Ele ainda não havia concluído seu MBA quando recebeu uma oferta da Microsoft A empresa trabalhava atualmente no Windows NT e precisava de pessoas que entendessem UNIX e 32 bits de sistemas operacionais.
Nadella aceitou o emprego e por um tempo o combinou com os estudos.Não foi fácil. Ele se mudou para Redmond durante a semana e toda sexta-feira à noite voava para Chicago para as aulas de sábado. Ele continuou assim por dois anos até obter seu mestrado em negócios.
Uma vida inteira em Redmond
Desde seus primeiros dias na Microsoft, Nadella teve um relacionamento direto com os produtos e serviços online da empresa. Não surpreendentemente, ele começou a trabalhar como pesquisador na divisão de serviços online, embora logo tenha adquirido outras funções dentro da empresa. Como executivo passou por diferentes funções em departamentos como o empresarial, o Office ou o motor de busca Bing. Mas, sem dúvida, seu maior sucesso, e pelo que ganhou notoriedade nos últimos anos, é a capacidade de construir o negócio de nuvem da empresa.
Para ser franco, Nadella é principal responsável por adaptar a Microsoft para a nuvemSeu trabalho na divisão 'Servers and Tools' anterior permitiu que ele aumentasse os lucros e direcionasse sua transição do tradicional sistema cliente-servidor para a infraestrutura de nuvem que o Windows Azure representa. Seu sucesso foi tamanho que se tornou o novo negócio bilionário da empresa.
Seus esforços também ecoam em Redmond. Sob sua direção, a divisão construiu toda uma infraestrutura que hoje é o suporte para os serviços fundamentais da empresa, como Bing, Xbox Live ou Skype. Com sua nova função como CEO da Microsoft, chegou a hora de colocar em prática todo esse trabalho árduo, conhecimento e relacionamentos adquiridos.
Satya Nadella enfrentando seu maior desafio
Adella não deve ter dificuldade em conquistar seus funcionários. Bem visto internamente, seus anos como gerente permitirão que ele se adapte rapidamente ao cargo e enfrente algumas de suas supostas fraquezas o mais rápido possível.Externamente, é culpada pela f alta de experiência como líder e no mercado consumidor, justamente onde a Microsoft parece estar tendo mais dificuldades. Mas Nadella está pronta para o desafio.
Fã de críquete e poesia, o novo CEO da Microsoft se considera um aprendiz que adora descobrir coisas novas. Ela frequentemente admite se matricular em cursos online e transformou essa paixão em filosofia de vida:
Nadella está na Microsoft desde 1992. Ele está lá há 20 de seus 46 anos. Seu compromisso com a empresa é inquestionável e seu amor por ela é revelado pelo e-mail que ela enviou para seus atuais funcionários:
Será justamente ele, Satya Nadella, terceiro CEO da Microsoft, quem deverá lançá-los.
Mais informações | Microsoft