Bing

Satya Nadella é o CEO que a Microsoft precisa

Índice:

Anonim

O conselho de administração da Microsoft levou 165 dias para escolher um substituto para Ballmer. 165 dias para perceber que a melhor opção era dentro de casa. Satya Nadella, antigo funcionário da Microsoft com mais de 20 anos na empresa, foi escolhido como o novo CEO entre todos os possíveis candidatos cujos nomes vieram durante este tempo.

Nadella provavelmente não foi a primeira escolha no conselho. Basta dar uma olhada no processo para pensar que o comitê de pesquisa não foi claro sobre isso. Não teria demorado tantos dias nem espalhado tantos rumores sobre diferentes candidatos se o nome de Nadella estivesse no topo desde o início.Mas, apesar disso, o conselho pode ter escolhido a pessoa certa para o trabalho

O escolhido estava em casa

Satya Nadella conhece a Microsoft Quando falamos de uma gigante com mais de 100.000 funcionários, esse é um valor fundamental. Qualquer candidato de fora que assumisse entraria como gerente, traria sua própria equipe e tentaria impor seus métodos com o objetivo de lucro e desempenho financeiro. Tais alegações até alimentaram rumores sobre o futuro de algumas das divisões da empresa.

"Nossa indústria não respeita a tradição, respeita apenas a inovação. - Satya Nadella"

Mas parece que Nadella foge desse perfil. Com formação técnica e experiência mais do que suficiente no funcionamento interno da Microsoft e de muitos de seus produtos e serviços, Nadella parece o homem certo para liderar o futuro de uma empresa imersa em uma indústria de rápidas mudanças e competição acirrada como a tecnologia.

Muitos analistas estão dizendo agora que Nadella foi a escolha fácil, que o conselho não arriscou tanto quanto deveria. Mas a verdade é que parece tudo menos confortável e seguro escolher um homem sem nenhuma experiência de CEO para o cargo. Além disso, Nadella marca pontos importantes se olharmos para as alternativas que estão sendo consideradas durante o processo ou olharmos para o mercado de CEOs disponíveis. O já CEO foi a melhor escolha possível e tem exatamente o que a Microsoft precisa

A mudança necessária

Confira os CEOs das empresas de tecnologia mais vibrantes da atualidade: Google, Amazon, Apple, Facebook, etc. A maioria deles, senão todos, vem de carreiras técnicas, tem perfil empreendedor e parecem compartilhar da mesma paixão por como a tecnologia pode mudar a vida dos usuários. A carta de Nadella para seus funcionários é exatamente sobre isso.

Outra coincidência é a idade. Boa parte dos CEOs de todas essas empresas não passa dos 50 anos (Tim Cook é o mais velho com 53). Nossos colegas da Genbeta já apreciavam a necessidade de uma mudança geracional na Microsoft quando Ballmer anunciou sua aposentadoria. Nadella, aos 46 anos, integra-se melhor neste grupo de novos dirigentes do que outros nomes que não paravam de tocar na época, como Alan Mullaly (68 anos).

Nadella evoca aquela tendência e mudança geracional que a Microsoft parecia exigir Também o faz com um perfil casual (a camisola de um de suas fotos não é acidental) e menos mal-humorado do que aquele em que seu predecessor às vezes caía. E o faz voltando às raízes da empresa, recuperando Bill Gates para a causa. Não é uma carta de apresentação ruim.

No Xataka Windows | Quem é Satya Nadella?

Bing

Escolha dos editores

Back to top button