O Windows XP está chegando ao fim. Análise do anúncio da Microsoft
Índice:
A Microsoft vem anunciando ativa e passivamente o fim do suporte para o antigo sistema operacional Windows XP, também em todas as suas versões como a suíte Office em sua versão 2003.
Estamos a falar de apenas 12 anos, mas na informática e nesta Sociedade da Informação, mais de uma década representa enormes diferenças tecnológicas que constituem uma importante e crescente barreira ao seu uso.
Os motivos para migrar
As razões que a Microsoft dá em sua declaração são fortes e cheias de bom senso. Mas é importante observar que isso não significa que, a partir de 8 de abril de 2014, o Windows XP e o Office 2003 deixarão de funcionar repentinamente, mas que não haverá mais haver mais atualizações de segurança ou suporte técnico para Windows XP e Office 2003, e isso pode levar a problemas como:
-
Mayores costes y menor productividad: La reducción de los costes operativos y mejora de la productividad de los empleados está entre las principales prioridades de as empresas. Considerando isso, é surpreendente que 47% das PMEs indiquem que a f alta de orçamento é a principal razão pela qual não substituem os PCs antigos, apesar dos frequentes problemas e perda de produtividade que causam (Techaisle, 2013). Apesar disso, substituir PCs antigos e migrar para versões atuais do Windows e do Office na maioria dos casos tem um custo menor se a situação for avaliada a longo prazo.De acordo com o mesmo relatório, as pequenas empresas gastam em média US$ 427 em reparos de PCs com mais de quatro anos, sem falar nas horas de produtividade perdidas na resolução de problemas.
-
Exposição de segurança e riscos de compatibilidade: A segurança é, obviamente, uma das maiores preocupações de todas as empresas. A f alta de suporte e computadores desatualizados aumentam o risco de sérios problemas de segurança. Na verdade, um relatório recente da equipe de Computação Confiável da Microsoft mostrou que o Windows XP é cinco vezes mais suscetível a infecções por vírus e ataques bem-sucedidos do que o Windows 8.1.
-
F alta de novos aplicativos: Após 8 de abril de 2014, desenvolvedores de aplicativos e fornecedores de soluções independentes (ISVs), que desenvolvem soluções para o Windows XP , eles não manterão o mesmo nível de atenção aos aplicativos existentes e pararão de desenvolver novas soluções.Em outras palavras, não importa quais programas você usa no Windows XP hoje, você não se beneficiará mais de novos recursos ou outros avanços. Seus PCs não evoluirão para se adaptar aos requisitos do cliente e do mercado, perdendo a corrida competitiva.
Conclusões
Existem vários motivos pelos quais uma empresa ou usuário pessoal deve migrar para um sistema operacional moderno (definitivamente Windows 8.x), mas na minha experiência quase sempre existem vários motivos que se repetem em muitos casos. A impossibilidade de ter um Internet Explorer decente, já que o Windows XP SP3 só permite atualizar para a versão 8 do IE, o que deixa muito a desejar nesses tempos de IE11; a incapacidade de instalar programas modernos; o medo da insegurança de um Sistema Operacional com 13 anos de patches.
Por outro lado, devido à própria construção do WindowsXP, existem muitos programas fisicamente ligados ao hardware, que por motivos alheios ao cliente/usuário não foram atualizados em seus drivers ou em seu código.E isso impede literalmente a migração para um sistema operacional moderno ao não conseguir acessar o dispositivo físico com a permissividade que se consegue no XP.
Mas a maré da renovação é imparável, e a pergunta é resumida em Quando?.