Será que um dia veremos a Cortana fora do ecossistema da Microsoft?
Índice:
- A prioridade é o ecossistema da Microsoft
- Cortana no Android e iPhone, por quê?
- O que a Cortana fará a seguir?
- Conclusão
Há quatro dias Marcus Ash, que lidera o grupo responsável pela Cortana para Windows Phone, falou sobre a possibilidade de ver a assistente pessoal em outras plataformas com Android e iOS. Em questão de horas a notícia começou a se espalhar pela rede e os usuários começaram a questionar se a Microsoft realmente confiava no Windows Phone.
A resposta a esse alvoroço foi imediata, e finalmente soubemos que eles não estavam trabalhando atualmente na realização deste projeto, mas que foi simplesmente uma ideiacomentado por Marcus Ash.Então, é claro que a Cortana chegará a todo o ecossistema da Microsoft mais cedo, mas depois disso, é possível vê-la um dia fora dela?
A prioridade é o ecossistema da Microsoft
Se há uma coisa que Marcus Ash queria deixar claro na SMX Advanced em Seattle, é que a primeira prioridade da Microsoft agora é distribuir a Cortana para todos os usuários do Windows Phone 8.1em seus respectivos idiomas, assim que a versão final for lançada.
Depois disso e antes de tomar qualquer outra decisão em outras plataformas, eles tentarão trazer a Cortana para os usuários do Windows em PC, tablets, Xbox One e sempre que possível. Sua segunda prioridade é estender a Cortana o máximo possível em todo o seu ecossistema.
Portanto, não há razão para pensar que os usuários de Android ou iOS poderão ver a Cortana em seus dispositivos antes de qualquer usuário que tenha optado por um Windows Phone ou outro dispositivo Redmond.
Esta é certamente uma ótima notícia para todos, pois acho que não teria sido uma boa decisão permitir que o assistente pessoal da Microsoft alcançasse usuários em outras plataformas antes da sua. Ou o Google ou a Apple fizeram isso?
E com isso não quero dizer que não gosto da ideia, já que na próxima seção vamos discutir porque eles estavam considerando essa possibilidade. Microsoft já está investindo fortemente em outros ecossistemas ao contrário de seus concorrentes, e como exemplo temos o Office 365 que está disponível para Windows Phone, iPhone, iPad, Android e até Symbian e BlackBerry.
Cortana no Android e iPhone, por quê?
Discutindo sua ideia na conferência, Marcus Ash explicou por que eles estavam pensando sobre esta questão controversa:
O que está claro é que a Microsoft não está abandonando o Windows Phone como outras pessoas pensam.Na minha opinião, eles conseguiram ver como está o mercado atualmente, e não adotaram uma visão restritiva em que você só poderia desfrutar de uma experiência completa se apenas comprasse seus produtos.
O objetivo deles é que, se você for um usuário do Windows 8 e eles trouxerem a Cortana para o Windows 8, você poderá obter uma experiência completa independentemente de você 'escolheu Windows Phone, Android ou iOS Afinal, você ainda seria um cliente da Microsoft mesmo que fosse apenas no PC.
Isso faz uma grande diferença em relação à política que a Apple segue, por exemplo, já que a Microsoft não pretende forçá-lo a comprar sua gama de produtos se quiser que eles possam interagir uns com os outros outro. Também não acho que decisões como essa possam ser permitidas, pelo menos não até que eles obtenham uma participação de mercado muito maior do que agora com o Windows Phone.
E mesmo que tenham sucesso, devem seguir a mesma filosofia, pois uma empresa não precisa ser a melhor em todos os dispositivos de mercado, e mesmo que você tenha o Windows no seu PC, não precisa gostar do Windows Phone.
O que a Cortana fará a seguir?
Embora a Cortana esteja atualmente em versão beta nos EUA, de acordo com Marcus Ash Metade das pessoas que a usam são de diferentes partes do mundoIsso é possível graças ao fato de que, como você sabe, se você tiver o Windows Phone 8.1 e na região e idioma do telefone escolher o inglês (EUA), poderá usar a Cortana.
Marcus explica em outro vídeo sobre a criação da Cortana porque ainda está em Beta:
Ele também menciona que está realmente surpreso com o fato de tantas pessoas estarem dispostas a usar a Cortana, mesmo que não seja em seu idioma nativo, e que isso os levou a pensar sobre quanto tempo deve levar em most para levá-la a todos os usuários:
Pelo que você diz, parece que eles vão tentar fazer uma implantação internacional o mais rápido possível mesmo que isso significa deixar algumas coisas de lado e implementá-las posteriormente por meio de atualizações.Além do mais, acho que deveriam ter feito isso, pois coletaram dados para cada país, mesmo que não tenham o sistema de reconhecimento de fala pronto para todos os idiomas.
Por exemplo, eles poderiam ter ativado Cortana na Espanha mesmo que ela falasse em inglês, então quando ela falasse e entendesse espanhol eles teriam apenas que publicar uma atualização. Acho que é melhor do que esperar meses, embora com a Siri a Apple também tenha aplicado um lançamento gradual.
Conclusão
A Microsoft deseja priorizar seus dispositivos em relação aos da concorrência e, portanto, tentará implementar a Cortana em todo o seu ecossistema antes de fazer qualquer outro decisão. A ideia da Cortana para Android e iOS surge de uma visão realista do mercado atual, onde poucas pessoas não possuem um celular com um sistema operacional que nada tem a ver com aquele que podem usar em seu PC ou tablet.
É uma decisão arriscada? Tem gente que acha que a Cortana deve ser tratada como uma exclusividade que funciona como um incentivo para o consumidor na hora de escolher um ou outro sistema operacional. O que eu acho é que o sucesso do Windows Phone não pode ficar por conta de coisas assim, mas o que tem que influenciar na decisão é o conjunto
Sabemos que o grau de implementação da Cortana no Android ou iOS nunca pode ser o mesmo que eles podem alcançar no Windows Phone , basicamente porque eles não poderão acessar o hardware do telefone da mesma maneira. Por esse motivo, ainda haveria diferenças na forma como funciona no Windows Phone em comparação com outras plataformas.
Mesmo assim, a Microsoft tem um longo caminho a percorrer com a Cortana antes de considerar entrar em outros ecossistemas. O mais importante agora é trabalhar no Windows Phone, para depois incluí-lo no resto de seu ecossistema.Assim que o fizerem, eles poderão se dar ao luxo de pensar em oferecer esses recursos em dispositivos concorrentes.