Microsoft ultrapassou o Google
Não é mistério para ninguém que ano após ano Microsoft investe uma parte importante de seus recursos em pesquisa proprietária, através da Microsoft Research e outras divisões. Mas agora, graças a um relatório da consultoria da PwC, podemos saber quanto é esse gasto em pesquisa e desenvolvimento em comparação com o que outras grandes empresas fazem.
Os números revelam que a Microsoft foi a quarta empresa com maior investimento em P&D, e a terceira se considerarmos exclusivamente o setor de tecnologia , sendo superado apenas por Intel e Samsung (a Volkswagen é a que encabeça a lista).O gasto total de Redmond nesta área foi de 10,4 bilhões de dólares, o que implica um aumento de 6,1% em relação ao ano fiscal de 2013 e uma promoção de 1 posição no ranking .
Se medirmos essa despesa como proporção das vendas totais, Microsoft investiu 13,4%, o que a posiciona como a segunda empresa no setor com maior proporção de gastos em P&D, sendo superado apenas pela Intel, que investiu 20,1%.
Depois da Microsoft, as empresas de tecnologia que a seguem no ranking são Google, com a 9ª posição e investimento de 8.000 milhões, Amazon com posição 14 e 7 bilhões de investimento, e IBM com posição 18 Apple fica de fora do Top 20 investindo anualmente 4.500 milhões (apenas 2,6% de suas vendas), com o que obtém a posição 32.
É certamente positivo que Redmond dedique grande parte de seus recursos à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Devemos lembrar também que para que esse gasto valha a pena é necessário que pesquisas se traduzam em novos produtos e serviços disponíveis para seus clientes, algo que temos visto nos lançamentos dos últimos anos da empresa.
É isso mesmo, a Microsoft parece ter um caminho a percorrer em termos de comunicar e disseminar essas inovações, porque apesar de ser de uma Of as empresas com os maiores gastos em P&D, ao pesquisar quais empresas são as mais inovadoras (página 77), as pesquisadas pela PwC consistentemente classificaram a Apple e o Google nos primeiros lugares, relegando Redmond ao primeiro lugar.
Via | Neowin > PwC (PDF)