Windows 10 para celular já está presente em 7% dos smartphones
AdDuplex divulgou os dados de mercado para o mês de novembro. Neste relatório podemos destacar o contínuo crescimento do Windows 10 para telemóveis e a ligeira queda no mercado que o Nokia Lumia 520 continua a ter devido à oferta de outros produtos novos para a gama baixa.
Globalmente, o Nokia Lumia 520 continua a ocupar o primeiro lugar no mercado de smartphones com Windows Phone, embora tenha caído 0,7% em comparação com o mês anterior. Abaixo dele continuam o Microsoft Lumia 535 e o Nokia Lumia 630.
A queda do Nokia Lumia 520 deve-se obviamente ao facto de a oferta de produtos de gama baixa ser mais vasta e as pessoas obviamente recorrerem a estas opções. Vale lembrar também que o Lumia 520 já vai completar três anos desde o seu lançamento (como o tempo voa, né?).
Quanto ao mercado, a Microsoft se livra de um pequeno 0,05% do bolo. Samsung, Huawei e o conjunto de outros smartphones menos conhecidos aumentam 0,01%. HTC também subiu 0,05%. Basicamente podemos dizer que não há grandes movimentos nesta parte.
Na presença do sistema operativo é possível observar algumas alterações substanciais, pois é claro notar que Windows 10 para telemóveis continua a aumentar a sua presença nos smartphones (com um crescimento de 1.3%). No restante das versões, eles continuam perdendo uma parte da porcentagem conforme o esperado.
Um detalhe interessante é que neste relatório, a AdDuplex divulgou os dados de mercado para o mercado mexicano O Nokia Lumia 520 permanece com 25,1 % do mercado, enquanto abaixo dele vem o Nokia Lumia 530 (9,7%) e o Nokia Lumia 630 (8,2%). Um detalhe interessante é que o Nokia Lumia 710 –com Windows Phone 7.8– continua presente na lista com respeitáveis 4,6%; É óbvio que a atualização de smartphones ocorre com menos frequência no país mexicano (e certamente em toda a América Latina).
Relatório de estatísticas do Windows Phone AdDuplex - novembro de 2015 de AdDuplex