Microsoft patenteia um sistema Wi-Fi de baixo consumo destinado a otimizar o tethering
Os dispositivos conectados são o nosso pão de cada dia e assim vemos como somos continuamente acompanhados por _smartphones_, tablets, laptops, na maioria das vezes com ligação à internet através da utilização de linhas de dados com maior ou menor potencial de utilização consoante os megabytes contratados.
Mas é claro, há casos em que não temos essa conexão ou os dados restantes são insuficientes, então o suporte em outro dispositivo como fonte de backup é necessário, ou pelo menos conveniente, se não quisermos dar um susto no bolso, processo que em muitas ocasiões se baseou no uso do compartilhamento de rede com nosso _smartphone_ via Bluetooth.
Microsoft porém quer otimizar esse processo e para isso está trabalhando em uma patente para melhorar seu uso em Windows phones mas fazendo uso da conexão Wi-Fi como suporte a Bluetooth para evitar que a bateria voe em termos de consumo.
Seria algo como uma espécie de Wi-Fi de baixo consumo orientado para _tethering_ que procuraria evitar por um lado que o telefone não tinha que estar constantemente em modo de potência máxima e por outro lado as ocasionais (o que nem sempre acontece) quedas na conexão que obrigam o dispositivo a ser emparelhado manualmente.
Economia significativa de bateria de até 90%
Com esta nova patente pretende-se que os dois dispositivos que estão emparelhados estabeleçam em paralelo os momentos em que caem em _sono profundo_ou tempos ociosos em que a troca de dados não é necessária, de modo que uma economia de até 90% pode ser alcançada fazendo nosso celular (neste caso a fonte de dados) dormir em momentos em que realmente não era necessário.
Um sistema inteligente que para isso poderia detectar quando o uso de dados não é necessário porque, por exemplo, estamos lendo uma página da web e Já carregamos totalmente ou também porque estamos editando uma foto antes de carregá-la em uma rede social e nesse período não estamos fazendo uso de nossa conexão.
Quando esta patente se tornará realidade em computadores com Windows 10 e Windows 10 Mobile?_ Esta é a pergunta para a qual ainda não há resposta, mas certamente continuará a aumentar de protagonismo do _smartphone_ em nossas vidas seria uma melhoria quase obrigatória e muito bem recebida pelos usuários.
Via | MSPowerUser