Microsoft "aposenta" o Windows Update e apresenta sua nova plataforma de atualização unificada
Índice:
Há algum tempo falamos sobre o último Build lançado pela Microsoft. O Build 14959 que atinge os membros do Windows Insider Program dentro do anel rápido. Uma Build com suas melhorias e correções de sempre mas que também lança algo muito especial Uma nova forma de participar dessas atualizações.
E é que de Redmond eles anunciaram a Unified Update Platform O que poderia causar problemas ao atualizar nossos equipamentos? Pois bem, com esta iniciativa vão tentar acabar com todas as dúvidas e inconvenientes que possam surgir.
Esta é uma nova maneira de lançar atualizações de compilação. A Unified Update Platform (UUP) procura melhorar a forma como foram lançados até agora os diferentes patches e atualizações (incluindo Builds), para os quais foi utilizado o Windows Update. O processo pelo qual este sistema será implementado é progressivo e, embora já tenha sido lançado com o Build 14959 no Windows 10 Mobile, espera-se que seja estendido ao mercado de PC em algumas semanas para depois chegar ao resto do os produtos.
Windows Update vira história
A notícia foi trazida por Bill Karagounis, Diretor do Windows Insider Program e do OS Fundamentals Program. Através da Plataforma Unificada de Atualizações receberemos todas as _atualizações_ sejam elas de PCs, celulares, Hololens, Xbox e IoT.Trata-se, portanto, de facilitar a distribuição dos pacotes de atualização:
- O peso dos downloads no PC foi consideravelmente reduzido. As tecnologias usadas em sistemas de construção e lançamento foram reunidas para permitir downloads diferenciados para todos os dispositivos que suportam PC e sistemas operacionais móveis. Um pacote de download diff contém apenas as alterações que foram feitas desde a última atualização do dispositivo, em vez de baixar uma compilação inteira. Isso terá um impacto no PC, onde os usuários verão os downloads cairem 35% quando uma grande atualização do Windows for lançada. O objetivo de oferecer suporte a essa funcionalidade do Windows 10 Creators Update está sendo trabalhado no momento; Os iniciados poderão aproveitá-lo em breve.
- Houve uma reformulação geral na forma como os dispositivos verificam as atualizações, tornando-a mais eficiente.A partir do UUP, reduziu-se o envio de informações de atualização para o dispositivo do usuário, bem como a quantidade de processos que atuam, isso principalmente em dispositivos com sistemas operacionais móveis. Com essas mudanças você não vai notar nada de diferente, tudo vai acontecer por baixo.
- O conceito de estender o que está no PC para os celulares também foi pensado. Caso você não tenha notado, a distribuição prévia de builds ou atualizações no build mais recente é feita em uma única operação independente de qual build base está sendo executado, o que não é o caso no sistema operacional móvel. Às vezes, em seu telefone, exigiremos a instalação de atualizações em duas etapas para obter a mais recente. Com o UUP, agora existe uma lógica no cliente que pode retornar automaticamente ao que é chamado internamente de compilação canônica, permitindo que o dispositivo móvel seja atualizado em uma etapa, assim como no PC.
Resumindo, o que vamos notar
Portanto, com este sistema veremos como o tamanho das atualizações é reduzido por ter uma atualização geral que irá variar dependendo do equipamento em um tamanho mínimo de dados diferenciais. Isso se traduz em uma queda de cerca de 35% entre as principais atualizações
Também o processo foi aprimorado ao procurar por atualizações. Dessa forma mais eficiente, algo que se manifestará em maior agilidade na realização dos procedimentos de verificação e download.
Lembremos que esta é uma melhoria interna, então não vamos perceber mudanças notáveis. Ele funciona na camada do Windows Update e inicialmente estará disponível apenas para atualizações relacionadas ao Windows 10 Mobile dentro do Programa Insider no anel rápido.
Via | Microsoft