Microsoft pode acabar trazendo seu navegador Edge para Android e iOS
Índice:
Faz pouco mais de um ano desde que Redmond nos apresentou seu mais novo sistema operacional: o Windows 10. Uma aposta que veio carregada com novidades e entre as quais se destaca não só a mudança da interface, mas também o aparecimento da Cortana e um novo navegador: o Microsoft Edge.
E embora o objetivo deste último fosse competir com outros da estatura do Chrome e do Firefox, a verdade é que não está a ser fácil. Os atrasos no aparecimento das extensões, as mensagens intrusivas a recomendar a sua utilização e afins também não foram vistos com bons olhos. Um contexto em que a multinacional não está disposta a desistir.Na verdade, parece estar considerando portá-lo para os dois sistemas operacionais móveis mais populares: Android e iOS.
O possível pouso
Por isso, e para acabar com esta lenta adoção, o aparecimento nestes SO poderá ser uma solução. Pelo menos é o que se deduz da mensagem postada no Twitter por Fahad Al-Riyami, um dos estrategistas da gigante tecnológica; que começou a pedir aos usuários da plataforma de microblogging que participem de uma pesquisa perguntando se eles gostariam que isso acontecesse, ou seja, se eles acham que seria útil ter o Edge no celular.
“Tenho visto muitos pedidos para que o Microsoft Edge esteja no Android e iOS. É algo que você gostaria de ver?", pode ser lido. Até agora, 85% dos que participaram disseram que sim, enquanto apenas 15% clicaram na opção negativa.A priori, porém, não há participação ou dados semelhantes.
Ao clicar para participar, a rede social nos redireciona automaticamente para um fórum da Microsoft cujas origens remontam ao início de agosto do ano passado, logo após o primeiro Windows 10 divulgado em Redmond e o navegador que o acompanhava por padrão . A conversa atualmente tem até 7 páginas (no momento em que escrevo estas linhas), e com intervenções em que usuários solicitam diretamente à entidade que inclui navegador no Android e iOS.
Em suma, e embora a empresa inicialmente tenha declarado que não tinha planos de trazer o Microsoft Edge para esses sistemas operacionais – eles explicaram que queriam que funcionasse perfeitamente no Windows e que não considerariam outras possibilidades até que depois de um tempo parece que ele está mudando de ideia. Algo que não nos surpreende se tivermos em conta os esforços que tem feito para melhorar a ferramenta em mãos.