Microsoft e Tata Motors anunciaram um acordo para fornecer soluções no veículo conectado
Índice:
Uma das tendências dos últimos anos é a que promove o uso de carros conectados Algo que fica evidente a cada feira de tecnologia que é realizado em que os veículos ocupam _stands_ e convivem com telefones celulares, aplicativos e computadores sem nenhum problema.
O veículo é uma ferramenta de trabalho para muitos e de lazer para outros, mas em resumo é um elemento quase indispensável em nossas vidas. Por isso, as empresas de tecnologia têm visto neste setor um nicho de destaque para aplicar seus desenvolvimentos e Microsoft não quer perder a oportunidade de aumentar sua presença no setor automotivo
Podemos estar enfrentando a próxima batalha entre grandes empresas de tecnologia se posicionando ou tentando se posicionar no setor automotivo. Apple, Google, Microsoft... três exemplos que querem entrar neste setor e no caso dos de Redmond encontraram outro fabricante aliado, neste caso o gigante indiano Tata.
E assim o fabricante Tata Motors chegou a um acordo com a Microsoft com o objetivo de oferecer soluções que permitam o desenvolvimento da interconectividade no automóveis e fazer avanços em tecnologia que permitam a implementação e desenvolvimento de veículos autônomos.
Conta da Microsoft já inclui outros fabricantes como Renault e Volvo para ser uma parte importante da próxima geração de carros autônomos. Procura-se a implementação de características que permitam a integração de telemóveis e sistemas de ligação com a viatura de forma a desenvolver sistemas avançados de navegação, controlo de elementos da viatura de forma unificada ou ainda a inclusão da tecnologia Microsoft Azure.
Ambas as partes se beneficiam
Com o acordo com a Tata Sports, espera-se que duas das renomadas marcas de veículos que operam sob a égide da marca indiana, como Jaguar e Land Rover, comecem a implementar alguns desses desenvolvimentos E é isso nas palavras de Tony Harper, chefe de pesquisa da Tata:
Tata Motors e Microsoft buscam se beneficiar deste acordo Por um lado, a Tata Motors tentará tirar vantagem do veículo conectado da Microsoft tecnologias integrando elementos baseados em Inteligência Artificial, o desenvolvimento da Internet das Coisas (IOT) e melhorando os veículos graças ao Azure e à nuvem. Como resultado deste acordo, haverá um veículo sob a marca Tamo que será apresentado no 87º Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 7 de março de 2017.
Microsoft, que trabalha com a Tata Motors desde 2016, já tem bem claro o que é a empresa indiana necessidades nas suas futuras viaturas de forma a permitirem a criação de uma plataforma extensível a outras viaturas, quer sejam de uso particular ou comercial.
Os primeiros veículos podem chegar muito em breve e começar a circular na Índia, um país com grande população e trânsito caótico no qual em turn tem conectividade com a Internet que ainda está em desenvolvimento.
Via | Horário comercial